Prof. Ms. Sergio Enrique Faria
Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Cursou especialização em Marketing na Universidade Paulista (UNIP). Pós-graduado em Comércio Exterior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Pós-Graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Anhanguera). Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Neuroeducador, Hipnólogo (certificado pela International Hypnosis Association e pela American International Association), Coach, Master Modeling, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística (certificado pela International Association of NLP-Institutes (Europa)). Professor universitário em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. Coautor dos livros "Educação 2008 - As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores" e "Manual Completo de PNL - Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência". Ex-Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seis anos de experiência como coordenador de curso superior.
Possui mais de cento e cinquenta artigos publicados em jornais e revistas e treze anos de vivência em treinamentos e palestras nas áreas de Marketing, Marketing Pessoal, Vendas, Endomarketing, Motivação, Atendimento ao Cliente, Sucesso no Ambiente Profissional, PNL e Hipnose.
Link para Currículo Lattes de Sergio Enrique Faria:
http://lattes.cnpq.br/1035817894647364
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Comunicação Social/Marketing. UMESP- Univ. Metodista de São Paulo.
Pós-graduação Metodologia e Didática do Ensino Superior - Anhanguera
Pós-graduação Comércio Exterior. FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas.
Graduação Administração de Marketing. USJT - Universidade São Judas Tadeu.
Técnico Comércio e Mercadologia (Marketing). Colégio São Judas Tadeu.
DADOS PROFISSIONAIS – INSTITUIÇÕES EM QUE LECIONEI
USJT - Universidade São Judas Tadeu - Cargo: Professor de marketing nos cursos de Administração, Turismo e Secretariado Executivo.
Anhanguera/FAENAC - Cargos: Professor nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA (marketing, vendas, empreendedorismo, metodologia científica, administração...). Coordenador do curso de Administração.
SENAC - Cargo: Professor (empreendedorismo, desenvolvimento de novos produtos e técnicas de negociação).
UNICSUL- Universidade Cruzeiro de Sul - Cargos: Professor (Marketing I e II) e Supervisor de Estágios.
UniABC – Universidade do Grande ABC- Cargos: Professor (Marketing I e II) nos cursos de administração e comunicação social e Supervisor de Estágio.
FABRASP - Faculdade Brasília de São Paulo. Cargo: Professor (Fundamentos de Marketing).
PUC – Pontifícia Universidade Católica. Cargo: Professor concursado (Marketing e TGA) para os cursos de administração e turismo.
USJT – Universidade São Judas Tadeu- Depto. Comunicação e Marketing. Cargos: Prestador de serviços (palestras e monitoria).
Work Plus Treinamentos Profissionais - Cargos: Prestador de Serviços e Professor.
Vip Training Treinamentos Profissionais - Cargos: Prestador de Serviços e Professor.
RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES E REALIZAÇÕES PROFISSIONAS
COMO PROFESSOR
§ Significativa experiência como professor universitário, facilidade de comunicação e ótimo relacionamento interpessoal com alunos professores e corpo diretivo.
§ Didática dinâmica e moderna para ministrar as aulas aliando comunicação adequada à criatividade e utilização de recursos audiovisuais.
§ Elaboração de material didático pedagógico de qualidade para aulas, cursos de extensão e palestras de marketing.
§ Boa experiência em orientação a projetos monográficos e estágio supervisionado.
§ Responsabilidade, assiduidade, pontualidade e espírito de equipe completam meu perfil.
COMO DIRETOR ADJUNTO / COORDENADOR
§ Fui responsável pela escolha das disciplinas, elaboração das ementas e dos programas constantes nos oito semestres do curso de administração de marketing.
§ Realizei o recrutamento, seleção e supervisão da equipe de professores da área de marketing.
§ Elaborei inúmeras análises curriculares oriundas de transferência de alunos vindos de outras instituições de ensino.
§ Montei a estrutura, normas e manuais relativos aos estágios monográficos e monografias finais dos cursos de administração.
§ Organização do eventos “Business Best – Semana da administração FAENAC”, que conta com média de cem palestras, mini palestras, work-shops e oficinas que são apresentadas simultaneamente, em diversas salas e auditórios, por professores e palestrantes convidados durante os quatro dias de evento.
§ Prestei assessoria nas áreas pedagógica e administrativa em cursos montados em parceria com o SENAI em Pernambuco.
COMO PROFISSIONAL DE MARKETING / COMUNICAÇÃO / VENDAS
§ Consultoria e treinamento. Elaboração de um plano de marketing e execução de palestras motivacionais para a academia de ginástica UnikaAcademia.
§ Experiência como monitor e supervisor do departamento de comunicação e marketing, em instituição de ensino superior e grande porte.
§ Seleção, orientação e supervisão da equipe de monitores integrantes do departamento de marketing da universidade.
§ Elaboração e apresentação de palestras institucionais dentro e fora da universidade visando orientar os vestibulandos na escolha dos cursos e apresentar a universidade e seus produtos.
§ Planejamento, elaboração e supervisão em campanhas publicitárias (divulgação, mala-direta e telemarketing) para novos cursos montados em parceria no SENAI, em Pernambuco.
§ Treze anos de experiência na apresentação de Palestras sobre “Orientação Vocacional e Profissional" e "Empregabilidade" para universidades, colégios e empresas, tais como: SENAI, CIESP, FIESP, SESC, Colégio Arbos, Santa Izildinha, UNICAMP, Universidade São Judas, Fac. Brasília de São Paulo entre outros.
§ Experiência de oito anos como vendedor no setor varejista de utilidades domésticas e brinquedos para médias e pequenas lojas e supermercados.
§ Experiência em palestras e workshops sobre Motivação, Atendimento ao Cliente e Sucesso no Ambiente Profissional.
CAPACITAÇÕES DOCENTES E PROFISSIONAIS
§ Curso de Técnicas de Relaxamento, Meditação e Auto-hipnose para gerenciamento do estresse. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – 16 de junho de 2012.
§ Formação em NLP Trainer (Trainer em PNL). - Metaforum Internacional – jan/fev 2012
§ Formação em Master Practitioner Internacional - PNL e Master Modeling (Certificado pela International Association of NLP-Institutes (Europa). - IDEP – Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Profissional – 10/2011
§ Curso de Aprendizagem Avançada (Leitura Dinâmica, Memorização, Concentração e Método de estudo). TAALEM: Treinamento em aprendizagem avançada, leitura, expressão e memória – dezembro de 2009.
§ XII Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Avaliação”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional – 01 de agosto de 2009.
§ Formação em Practitioner em PNL – Programação Neurolinguística. INEXH – Instituto Nacional de Excelência Humana 07/2009
§ XI Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Métodos Avaliativos”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional – 02 de agosto de 2008.
§ Repasse de metodologia da Disciplina de Empreendedorismo. Local: SEBRAE - São Paulo – 12 A 16 de Nov de 2007. 40h/a
§ IX Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Reaprendendo a Brincar”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional – 04 de agosto de 2007.
§ VIII Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “FAENAC: Visão, Missão e Valores”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 29 de janeiro de 2007.
§ VII Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Avaliação do processo ensino – aprendizagem: tendências e perspectivas”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 05 de agosto de 2006.
§ VI Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “A postura inovadora do educador face aos novos paradigmas da educação”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 23 e 24 de janeiro de 2005.
§ V Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “O conhecimento da realidade regional na prática pedagógica do educador”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 06 de Agosto de 2005.
§ III Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Modernidade, Educação e Interdisciplinaridade”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 31 de Julho de 2004.
§ Curso de Formação de Professores para Educação à distância EAD. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional - fev de 2004 a nov de 2004.
§ II Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “A formação de professores para educação à distância”. Local: FAENAC - Faculdade Editora Nacional – São Caetano do Sul. Janeiro de 2004
§ I Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Habilidades e competências: uma construção necessária”. Local: FAENAC - Faculdade Editora Nacional – São Caetano do Sul. Agosto de 2004
CONGRESSOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS ASSISTIDOS
§ II Congresso Sul Americano de Hipnose - II Hipnosur e I Congresso Brasileiro de Hipnose Contemporânea. Local: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. 12 a 15 de abril de 2012
§ Palestra: Desvende a Linguagem Corporal". Local: Hospital e Maternidade São Cristóvão - 29 de abril de 2011
§ II Fórum de Educação Campus-Elsevier - A geração Y na sala de aula. Local: Teatro Eca Hertz - Livraria Cultura do Conjunto Nacional - 08 de julho de 2010.
§ 5º Fórum Universitário Pearson 2007 – A universidade do futuro: gestão, tecnologia, andragogia. Local: Golden Tulip Paulista Plaza – 22 de setembro de 2007.
§ V Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – GEduc 2007. Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo – 20 a 22 de março de 2007.
§ 4º Fórum Universitário Pearson 2006 – Os desafios do ensino superior no Brasil. Local: Centro de Convenções Rebouças – 1 de julho de 2005.
§ 3º Fórum Universitário Pearson 2005 – A educação na era do sucesso. Palestra: “Excelência de marketing: os novos imperativos” – Ph.D. Kevin Keller. Local: Centro de Convenções Rebouças – 13 de julho de 2006.
§ MaxiMídia 2002 – 12o Encontro e Feira Internacional de Comunicação. Local: Transamérica Expo. São Paulo. Setembro de 2002.
§ V CELACOM - “Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação”. Local: Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. Maio de 2001.
§ X Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social – FELAFACS Local: Memorial da América Latina. São Paulo. Outubro de 2000. § Seminário sobre Política dos Programas da CAPES. Local: Univers. Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. Setembro de 2000. § E-commerce and B2B *
§ Palestrante: Alfred Raider – University of Maryland University College. Local: Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM. São Paulo. Setembro de 2000.
§ Estudos Qualitativos em Comunicação: Métodos e Técnicas. Palestrante: James Lull – San Jose State University California. Local: Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. Agosto de 2000.
§ V REGIOCOM - Curso Internacional de Comunicação para o Desenvolvim. Regional. Local: União das Fac. Claretianas de Rio Claro. UNICLAR. Rio Claro. SP. Julho de 2000.
§ I Seminário Antidrogas nas Escolas Superiores – FIESP/CIESP. Local: Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Junho de 2000.
§ IV LUSOCOM - Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação. Local: Ilha Porchat Clube. São Vicente. São Paulo. Abril de 2000.
§ Seminário Científico: “A Pesquisa, a Ética e a Tecnologia” . Centro de Pesquisa USJT. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Maio de 2000.
§ IV CELACOM - Ciclo de Estudos sobre a Escola Latino-Americana. Local: Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. Maio de 2000.
APRESENTAÇÕES EM PALESTRAS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS
§ Semana de Administração do Centro Universitário São Camilo. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor” Local: Centro Universitário São Camilo - Ipiranga 08 de maio de 2013.
§ Palestra sobre Programação Neurolinguística. Local: Palácio Maçon da Loja Simbólica Nove de Julho. 17 de Abr. de 2013.
§ Semana de Ciências Econômicas da Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor”. Local: Universidade São Judas Tadeu - Mooca. 03 de abril de 2013.
§ Semana de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor” Local: Universidade São Judas Tadeu - Mooca 27 de março de 2013.
§ Semana de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor”. Local: Universidade São Judas Tadeu - Mooca. 25 de março de 2013.
§ Semana de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor”. Local: Universidade São Judas Tadeu - Butantã. 18 de março de 2013.
§ Semana Acadêmica de Negócios e Tecnologia. Palestra proferida: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor”. Local: Faculdade UNICASTELO. 23 de outubro de 2012
§ Palestra proferida: “Aprenda a usar sua mente para estudar, trabalhar e viver melhor”. Local: Universidade São judas Tadeu. 27 de agosto de 2012.
§ Palestra proferida: “Como ser o profissional que o mercado busca”. Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. 15 de maio de 2012.
§ Semana de Comunicação Social Universidade São Judas Tadeu. Palestra Proferida: "Comunicação Neurolinguística". Local: Universidade São Judas Tadeu. Abril de 2012.
§ Semana de RH Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: "Coisas que você precisa saber sobre você mesmo para administrar a sua vida com sucesso". Local: Universidade São Judas Tadeu. Abril de 2011.
§ Paletra proferida: "Passos para o sucesso". Local: Centro Paula Souza - FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul. Data: 11 de maio de 2011.
§ V Semana de Gestão em Recursos Humanos. Palestra proferida: "Coisas que você precisa saber sobre você mesmo para ter sucesso na vida". Local: Universidade São Judas Tadeu -unidade Mooca. Data: 5 de abril de 2011
§ Palestra: "PNL (programação neurolinguística) e Motivação". Local: Universidade São Judas Tadeu -unidade Butantã. Data: 25 de março de 2011.
§ Workshop: "Introdução à PNL - Programação Neurolinguística." Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. Data: 11 de Dezembro de 2010. Carga horária: 7 horas.
§ II Encontro de Iniciação Científica e Projetos de Extensão Comunitária - Anhanguera Educacional. Trabalho apresentado "O e-commerce como ferramenta de compra para o consumidor da classe C". (orientador). Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. Data: 21 de outubro de 2010.
§ II Encontro de Iniciação Científica e Projetos de Extensão Comunitária - Anhanguera Educacional. Trabalho apresentado: "Marketing Educacional: Aplicação do composto de mercadológico nas instituições de ensino superior". Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. Data: 21 de outubro de 2010.
§ Semana de Comunicação e Marketing 2010 - Palestra proferida: "Mensagem subliminar: manipulação, persuação, ilusão ou invenção?". Local: UniABC - Universidade do Grande ABC. Data: 04 de Nov. de 2010.
§ Paletra proferida: "Passos para o sucesso". Local: Centro Paula Souza - FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul. Data: 17 de maio de 2010.
§ Palestra proferida: "Dê um "UP" em sua vida". Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. Data: 24 de abril de 2010
§ VI CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Trabalho apresentado: A qualidade nas instituições de ensino superior". Data: 19 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.convibra.com.br/2009/apres/109.swf
§ 1º Encontro de Iniciação e Produção Científica – Até onde pode ir a administração? Artigo apresentado: “Aplicação de Estratégias de Marketing na Gstão da IES.” Local: Anhanguera/FAENAC. São Caetano do Sul. Data: 12 de Nov. 2009.
§ SEGET 2009 - V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. (CAPES/ QUALIS “A”). Artigo apresentado: “Os 4 P’, os 4 C’s e os 4 A’s do marketing aplicados à gestão das Instituições de Ensino Superior como ferramentas para conquistar e manter alunos.” Local: AEDB Associação Educacional Dom Bosco. Resende. RJ. Data: 23 de Out. 2009.
§ Dia do Ensino Responsável (atividade voluntária). Atividade desenvolvida: “Relaxamento e Reprogramação Mental”. Local: Anhanguera/FAENAC. Data: 26 de Setembro de 2008.
§ Semana da administração Anhanguera/FAENAC. Palestra proferida: “Palestra Show Hipnose e Poder da Mente”. Local: Anhanguera/FAENAC. Data: Setembro de 2008.
§ SEGET 2008 - V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. (CAPES/ QUALIS “A”). Artigo apresentado: “A gestão nas Instituições de Ensino Superior: a união dos 4 P’s com os 4 C’s do marketing como ferramentas para conquistar e manter alunos.” Local: AEDB Associação Educacional Dom Bosco. Resende. RJ. Data: 20 de Out. 2008.
§ Semana da administração Anhanguera/FAENAC. Palestra proferida: “Mens@gem sublimin@r: cuidado: sua mente pode estar sendo manipulada sem você saber e não há nada que você possa fazer para fugir”. Local: Anhanguera/FAENAC. Data: Setembro de 2008.
§ III Jornada de Pesquisa FAENAC. Trabalho apresentado: “6 P’s de Marketing aplicados às Instituições de ensino superior - IES”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Novembro de 2007.
§ Feira das Profissões - Colégio Externato Santo Antônio. Oficina realizada: “Administrador: uma viagem ao mundo dos negócios”. Local: Externato Santo Antônio. Data: 13 de setembro de 2007.
§ II Business Best – Semana da administração FAENAC. Palestra proferida: “Entrevista de emprego: o que fazer antes, durante e depois. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Setembro de 2007.
§ III Feira de Profissões – Colégio El Shadai. Palestra proferida: “Propaganda e Marketing: Corpo e alma do negócio.” Local: Colégio El Shadai. Santo André. Data:26 de maio de 2007.
§ II Jornada Científica FAENAC. Trabalho apresentado: “Mensagem subliminar: manipulação, persuasão, ilusão ou invenção?” Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Outubro de 2006.
§ II Jornada Científica FAENAC.Trabalho apresentado: “Propaganda: surgimento e evolução”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Outubro de 2006.
§ I Business Best – Semana da administração FAENAC. Palestra proferida: “Mensagem subliminar: cuidado: sua mente pode estar sendo manipulada sem você saber e não há nada que você possa fazer para fugir”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Setembro de 2006.
§ VII Simpósio Multidisciplinar: “Conhecimento e inovação: 100 anos do voo do 14 Bis”. Trabalho apresentado: “Aplicação do mix de marketing nas IES”. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Data:Setembro de 2006.
§ IV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – Geduc 2006. Conferência proferida: “A qualidade e o marketing educacional – gerir ou ser digerido”. Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo – 28 a 30 de março de 2006.
§ 2º Simpósio de Contabilidade da FAENAC. Palestra proferida: “Marketing para contadores e escritórios contábeis”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – Data: 24 de Abril de 2005
§ Palestra proferida: “Empregabilidade e Marketing pessoal”. Local: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Data: Novembro de 2004.
§ Palestra proferida: “Qualidade através das pessoas”. Local: Faculdades de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Data: Outubro de 2004.
§ Palestra proferida: “Empregabilidade e Marketing pessoal”. Local: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Data: Outubro de 2004.
§ Palestra proferida: “Empregabilidade e Marketing pessoal”. Local: Faculdades de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Data: Agosto de 2004.
§ Semana Especial de Comunicação Social – Ciclo de Estudos 2004 – FAE. Palestra proferida: “Propaganda Subliminar - manipulação, persuasão, ilusão ou invenção?”. Local: FAE – Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista. Data: Março de 2004.
§ VI SEMEAD – Seminários em administração – FEA/USP. Trabalho apresentado: “Aplicação do composto de marketing nas IES”. Local: USP – Universidade de São Paulo. Data: Março de 2003.
§ Semana de Administração – UNICSUL. Palestra proferida: “O que pode e o que não pode na propaganda”. Local: UNICSUL – Universidade cruzeiro de Sul. Data: Setembro de 2002.
§ VII Simpósio Multidisciplinar: “O que é ciência afinal?” Trabalho apresentado: “Como se dá o consumo: analisando o consumidor”. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Data:Outubro de 2001.
§ VII Simpósio Multidisciplinar: “O que é ciência afinal?” Trabalho apresentado: “Comunicação de marketing para instituições de ensino”. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2001.
§ 5º Congresso de Produção Científica – UMESP. Trabalho apresentado: “Cultura local x global: as organizações num mundo globalizado”. Local: Universidade Metodista de São Paulo. SBC. Novembro de 2000.
§ X Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social – FELAFACS. Trabalho apresentado: “Cultura local x global: as organizações num mundo globalizado”. Local: Parlatino Latinoamericano. São Paulo. Outubro de 2000.
§ X Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social – FELAFACS. Trabalho apresentado: “Como se dá o consumo: analisando o consumidor”. Local: Parlatino Latinoamericano. São Paulo. Outubro de 2000.
§ VI Simpósio Multidisciplinar - Universidade São Judas Tadeu. Trabalho apresentado: “A comunicação na liderança empresarial”.Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2000.
§ VI Simpósio Multidisciplinar - Universidade São Judas Tadeu. Trabalho apresentado: “Cultura local x global: as organizações num mundo globalizado”. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2000.
PRODUÇÕES – LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS
§ “PNL para educadores”. Capítulo de livro publicado em "Manual Completo de PNL - Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência". São Paulo: Editora SerMais, 2012. Páginas 123 a 128.
§ "Marketing Educacional: A aplicação dos 4 P’s do marketing como ferramenta de gestão escolar”. Capítulo de livro publicado em “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores?". Curitiba: Editora Multiverso, 2008. Páginas 73 a 77.
PRODUÇÕES CIENTÍFICAS – PUBLICAÇÕES
§ A qualidade nas instituições de ensino superior. Artigo publicado no VI CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Data: 19 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.convibra.com.br/2009/artigos/109_0.pdf
§ “Os 4 P’, os 4 C’s e os 4 A’s do marketing aplicados à gestão das Instituições de Ensino Superior como ferramentas para conquistar e manter alunos.” Artigo publicado nos Anais do SEGET 2009 - VI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Out de. 2009. Disponível em meio eletrônico (CD). ISSN: 1807-409X
§ “A gestão nas Instituições de Ensino Superior: a união dos 4 P’s com os 4 C’s do marketing como ferramentas para conquistar e manter alunos.”.Artigo publicado nos Anais do SEGET 2008 - V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Out de. 2008. Disponível em meio eletrônico (CD). ISSN: 1807-409X
§ “Aplicação dos 4 P’s do marketing como ferramenta de gestão escolar”. Capítulo de livro publicado IN: CLEBESCH, Júlio (Org). Educação 2008: as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. Curitiba, PR: Multiverso, 2008.
§ Membro da comissão organizadora IN: FONTOURA, Márcio. “Manual de normas para elaboração de trabalhos acadêmicos”. . São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
§ “Aplicação do marketing mix nas IES”. Resumo de artigo publicado nos anais do XII Simpósio Multidisciplinar da USJT. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Out 2006, p. 158. ISSN: 1679-401X.
§ “Como ficar milionário usando uma bolinha de ping-pong e um batom”. Artigo publicado na Revista Faenac de Administração. Ano III – nº 2. São Caetano do Sul, SP. Jul de 2004. p. 17 a 23. ISSN: 1678-9490.
§ “O surgimento das instituições de ensino superior”. Artigo publicado na Revista FAENAC se Administração/ Faculdade Editora Nacional. Ano 2. Nº 1. São Caetano do Sul: Cia Editora Nacional, Jan. 2003. P. 65 a 69. ISSN: 1677-8456.
§ “A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior”. Artigo publicado nos Anais do VI SEMEAD – Seminários em administração FEA/USP. 25 e 26 de Mar. 2003. Disponível em:
§ “A Qualidade nas Instituições de Ensino Superior”. Artigo publicado na Revista FAENAC Digital. São Caetano do Sul, Ano I, N.º1 em 13 Fev. 2003. Disponível em:
§ “Sub-cultura, cultura local e cultura global– as organizações num mundo globalizado.” Artigo publicado no Caderno UniABC de Administração. Ano III. N.º 20. Dez de 2001. P. 61 a 68.
§ “Como se dá o consumo: analisando o consumidor”. Resumo de trabalho publicado em Anais do VII Simpósio Multidisciplinar: “O que é ciência afinal?”. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2001. P. 97.
§ “Comunicação de marketing para instituições de ensino”. Resumo de trabalho publicado em Anais do VII Simpósio Multidisciplinar: “O que é ciência afinal?” Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2001. P. 97.
§ "A carreira do Professor Alberto Mesquita de Camargo e a evolução de sua obra". Artigo publicado na revista científica INTEGRAÇÂO - ensino-pesquisa-extensão. Centro de Pesquisas da Universidade São Judas Tadeu. Ano VII Nº 25. Maio/2001. P. 126. ISSN 1413-6147.
§ "Cultura local e cultura global: ao organizações num mundo globalizado". Artigo publicado na revista Científica INTEGRAÇÂO - ensino-pesquisa-extensão. Centro de Pesquisas da Universidade São Judas Tadeu. Ano VII Nº 24. Fev/2001. P. 52-54.
§ "Intercom 2000: comunicação e multiculturalismo no pulmão-verde do mundo". Artigo publicado na revista eletrônica PCLA - Pensamento Comunicacional Latino Americano. Seção Forum Livre. São Paulo. Volume 2. nº 2. Jan/Fev/Mar de 2001. Disponível em:
§ “A Comunicação na liderança empresarial”. Resumo de artigo. Revista Integração - Suplemento. Centro de Pesquisas da Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Ano VI. Outubro de 2000. 01/00 – p.36.
§ “Cultura local e cultura global: as organizações num mundo globalizado”. Resumo de artigo. Revista Integração - Suplemento. Centro de Pesquisas da Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Ano VI. Outubro de 2000. 01/00 – p.38.
§ “O Brasil tem participação ativa no cenário do IV Lusocom”. Resenha de evento. Revista PCLA – Pensamento Comunicacional Latinoamericano. Vol 1 – Nº 4: Jul/Ago/Set 2000. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista4/res%20eventos%204-3.htm.
§ “Simpósio de educação à distância”. Publicado no JBCC – Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação. nº87. São Paulo. 05/2000 p.7-8. Disponível em:
§ “Simpósio de produção científica”. Publicado no JBCC – Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação. nº85. São Paulo. 04/2000 p.7. Disponível em:
PRODUÇÕES – ARTIGOS EM JORNAIS E REVISTAS
§ "Você acredita em propaganda?". Artigo publicado no Jornal Folha da Vila Prudente. São Paulo. Ano 19. nº 989. Julho de 2011. P. 2.
§ “Bem vindo ao mundo do marketing”. Artigo publicado no Jornal São Caetano em Foco. São Caetano do Sul. Edição 6. Ano 1. Fev. 2010. P. 02.
§ “Marketing: prazer em conhecer”. Artigo publicado no Jornal Central Plaza Shopping In Foco. São Paulo. Edição 6. Ano 1. Ago. 2009. P. 04.
§ “Procurando emprego na era digital”. Artigo publicado no Jornal Central Plaza Shopping In Foco. São Paulo. Edição 4. Ano 1. Maio. 2009. P. 04.
§ “Marketing pessoal: empregabilidade” (Por falha, o título saiu com o nome do anterior mas o artigo é diferente). Artigo publicado no Jornal Central Plaza Shopping In Foco. São Paulo. Edição 3 . Ano 1. Fev/Mar. 2008. P. 05.
§ “A última sobre marketing”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 375 30 a 06 de Dez. 2008. P. 09.
§ “Medindo a satisfação”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 374 23 a 29 de Nov. 2008. P. 09.
§ “Posso vender mais caro?” Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 373 16 a 22 de Nov. 2008. P. 09.
§ “Conheça seus clientes” Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 372 09 a 15 de Nov. 2008. P. 09.
§ “Marketing pessoal: empregabilidade”. Artigo publicado no Jornal Central Plaza Shopping In Foco. São Paulo. Edição 2. Ano 1. Nov/Dez. 2008. P. 05.
§ “A magia do marketing”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 371 02 a 08 de Nov. 2008. P. 09.
§ “O bom marketeiro”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 370 25 de Out a 01 de Nov. 2008. P. 09.
§ “Os 20 pontos críticos”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 369 19 a 25 de Out. 2008. P. 09.
§ “Os 15 pontos para ser campeã”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 368 12 a 18 de Out. 2008. P. 09.
§ “Cultura organizacional”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 367 04 a 11 de Out. 2008. P. 09.
§ “Marketing de relacionamento”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 366 28 de Set. a 03 de Out. 2008. P. 09
§ “Clientes ignorantes”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 365 21 a 27 de Set. 2008. P. 09
§ “Marketing nas eleições”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 364 14 a 20 de Set. 2008. P. 09
§ “Não há vida fora da internet?” Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 363 07 a 13 de Set. 2008. P. 09
§ “O valor da informação”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 362 31 de Ago a 06 de Set. 2008. P. 09
§ “A importância da estratégia.” Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 361 24 a 30 de Ago. 2008. P. 09
§ “Entrevista”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 360 17 a 23 de Ago. 2008. P. 09
§ “Dinâmica de grupo”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 359 10 a 16 de Ago. 2008. P. 09
§ “Como elaborar o seu curriculum”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 358 03 a 09 de Ago. 2008. P. 09
§ “Marketing pessoal: empregabilidade”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 357 27 de Julho a 02 de Ago. 2008. P. 09
§ “A venda”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 356 20 a 26 de Julho. 2008. P. 09
§ “O básico da venda”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 355 13 a 19 de Julho. 2008. P. 09
§ “Uma boa venda”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 354 06 a 12 de Julho. 2008. P. 09
§ “Merchandising”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 353 29 de Junho a 05 de Julho. 2008. P. 09
§ “Cultura Local e Cultura Global: as organizações num mundo globalizado”. Artigo publicado no site Copyleft da Pearson Education em 24 de Jun de 2008. Disponível em: http://www.copyleftpearson.com.br/artigo_detalhe_logado.aspx?id=93. Acessado em: 03/07/2008.
§ “A Qualidade nas Instituições de Ensino Superior”. Artigo publicado no site Copyleft da Pearson Education em 24 de Jun de 2008. Disponível em: http://www.copyleftpearson.com.br/artigo_detalhe_logado.aspx?id=92. Acessado em: 03/07/2008.
§ “Promoção de vendas”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 352 22 a 28 de Junho. 2008. P. 09
§ “Paper – o que é e como fazer”. Artigo publicado no site Copyleft da Pearson Education em 17 de Jun de 2008. Disponível em: http://www.copyleftpearson.com.br/artigo_detalhe_logado.aspx?id=54. Acessado em: 03/07/2008.
§ “Netiqueta – use e abuse”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 351 15 a 21 de Junho. 2008. P. 09
§ “E-mail – use com sabedoria e ética”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 350 08 a 14 de Junho. 2008. P. 09.
§ “Telemarketing: a venda ao pé do ouvido”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 349 01 a 07 de Junho. 2008. P. 09.
§ “Como escrever uma boa mala direta”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 348 25 a 30 de Maio. 2008. P. 09.
§ “Mala direta”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 347 18 a 24 de Maio. 2008. P. 09.
§ “Marketing direto no alvo”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 346 11 a 17 de Maio. 2008. P. 09.
§ “Salvem a propaganda”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 345 04 a 10 de Maio. 2008. P. 09.
§ “Propaganda para o setor de varejo”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 344 27 de Abr a 03 de Maio. 2008. P. 09.
§ “Propaganda, a alma do negócio”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 343 20 a 26 de Abr. 2008. P. 09.
§ “Como a propaganda exerce sua influência”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 342 13 a 19 de Abr. 2008. P. 09.
§ “Truques para aumentar as vendas”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 341 06 a 12 de Abr. 2008. P. 09.
§ “Empresa que não se comunica”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 340 03 de Mar a 05 de Abr. 2008. P. 09.
§ Paper – como fazer. Artigo publicado no site Markcomms. Disponível em: http://comunicacaomarketing.blogspot.com/. Acessado em 08 de Abr. de 2008.
§ “Sua empresa é o que ela faz”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 339 23 de Mar a 29 de Mar. 2008. P. 09.
§ “Praça ou ponto de distribuição”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 338 16 de Mar a 22 de Mar. 2008. P. 09.
§ “Formular o preço não tem preço”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 337 09 de Mar a 15 de Mar. 2008. P. 09.
§ “Como a marca marca?”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 336 02 de Mar a 08 de Mar. 2008. P. 09.
§ “Prestação de serviços é assim”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 335 24 de Fev a 01 de Mar. 2008. P. 09.
§ “Como nasce um produto”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 334 17 a 23 de Fev. 2008. P. 09.
§ “Como anda a vide de seus produtos”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 333 10 a 16 de Fev. 2008. P. 09.
§ “Como calcular o custo-benefício”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 332 03 a 09 de Fev. 2008. P. 09.
§ “Lançamentos – qual a aceitação?” - Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 331 27 de Jan a 02 de Fev. 2008. P. 09.
§ “Comprar ou deixar de comprar”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 330 19 a 26 de Jan. 2008. P. 09.
§ “Pesquisa em seis passos”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 329 16 a 22 de Jan. 2008. P. 09.
§ “Ferramentas de decisões”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 328 06 a 12 de Jan. 2008. P. 09.
§ “A moeda dos novos tempos”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 327 30 de Dez 2007 a 05 de Jan. 2008. P. 09.
§ “Valores da empresa X Necessidades dos clientes”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 326 23 a 29 de Dez. 2007. P. 09.
§ “Diferenciar no mercado”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 325 16 a 22 de Dez. 2007. P. 09.
§ “Clientes não compram produtos ou serviços”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 324 09 a 15 de Dez. 2007. P. 09.
§ “O marketing como filosofia de negócios”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1244. 11 de Dez. 2007. p.2
§ “Como utilizar a segmentação de mercado”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 323 02 a 08 de Dez. 2007. P. 09.
§ “Analisando seus concorrentes”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 322. 25 de Nov a 01 de Dez. 2007. P. 09.
§ Paper – O que é e como fazer. Disponível em: http://www.geocities.com/prodavid/paper.html. Publicado em 27 de Nov de 2007. Acessado em: 08 de Abr. de 2008.
§ “Pontos fortes e fracos da sua empresa”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 321. 18 a 24 de Nov. 2007. P. 09.
§ “Marketing e cultura – somos todos diferentes”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1207. 16 de Nov. 2007. http://www.jornalabcreporter.com.br/search.php?misc=search&subaction=showfull&id=1195216376&archive=&cnshow=news&ucat=3&start_from=&. Acessado em: 21 de Nov. de 2007.
§ “Marketing e cultura – somos todos diferentes”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1207. 16 de Nov. 2007. p.2
§ “Fazer sua empresa crescer no mercado”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 320. 11 a 17 de Nov. 2007. P. 09.
§ “Planejamento de marketing”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 319. 04 a 10 de Nov. 2007. P. 09.
§ “Planejando o marketing”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 318. 28 de Out a 03 de Nov. 2007. P. 09.
§ “As portas de entrada para o mercado global”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1217. 30 de Out. 2007. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/search.php?misc=search&subaction=showfull&id=1193740987&archive=&cnshow=news&ucat=3&start_from=&. Acessado em: 30 de Out de 2007.
§ “As portas de entrada para o mercado global”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1217. 30 de Out. 2007. p.2
§ “O marketing como filosofia de negócios”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 317. 21 a 27 de Out 2007. P. 9.
§ “Empresa Global: ser ou não ser, eis a questão”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1215. 24 de Out. 2007. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/economia.php?subaction=showfull&id=1193233048&archive=&start_from=&ucat=3&. Acessado em: 24 de Out. 2007.
§ “Empresa Global: ser ou não ser, eis a questão”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1215. 24 de Out. 2007. p.2
§ “Marketing e Cultura”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 316. 14 a 20 de Out 2007. P. 7.
§ “Mercado global: portas de entrada”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 314. 30 de Set a 06 de Out 2007. P. 7.
§ “Empresa global: ser ou não ser? Eis a questão”. Artigo publicado no site do Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Edição 313. Seção Economia. Disponível em: http://abcjornal.com/page14.php. Acessado em: 01 de Out de 2007.
§ “Empresa global: ser ou não ser? Eis a questão”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 313. 23 a 29 de Set. 2007. P. 7.
§ “Marketing: A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1189. 19 de Set. 2007. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/news.php?subaction=showfull&id=1190206028&archive=&start_from=&ucat=3&. Acessado em: 26 de set de 2007.
§ “Marketing: A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1189. 15 de Set. 2007.
§ “A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no site do Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 312. 16 a 22 de Set. 2007. Seção Economia. Disponível em: http://abcjornal.com/page13.php. Acessado em: 24 de set de 2007.
§ “A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 312. 16 a 22 de Set. 2007. P. 7.
§ “Marketing: prazer em conhecer”. Artigo publicado no site do Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 311. 09 a 15 de Set. 2007. Seção Economia. Disponível em: http://abcjornal.com/page13.php. Acessado em: 20 de set de 2007.
§ “Marketing: prazer em conhecer”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 311. 09 a 15 de Set. 2007. P. 7.
§ “Marketing: o caminho do sucesso”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1182. 10 de Set. 2007. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/search.php?misc=search&subaction=showfull&id=1189430073&archive=&cnshow=news&ucat=3&start_from=&. Acessado em: 27 de set. 2007.
§ “Marketing: o caminho do sucesso”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1182. 07 de Set. 2007. P. 2.
§ “Os 15 pontos fundamentais para sua equipe de vendas ser campeã”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 03. nº. 50. Caderno Tecnologia & Comunicação. 26 de Jul. 2007. P. 4 A.
§ “Os 20 pontos críticos que você precisa trabalhar para sua empresa obter sucesso”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 03. nº. 49. Caderno Tecnologia & Comunicação. 12 de Jul. 2007. P. 4 A.
§ “Melhore os estudos com a leitura”. Artigo publicado na Revista In. São Paulo. Ano XIX, nº. 188. Jul. de 2007 . p. 60.
§ “Como tratar com clientes ignorantes”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 48. Caderno Tecnologia & Comunicação. 28 de Jun. 2007. P. 4 A.
§ “O que é marketing de relacionamento?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 47. Caderno Tecnologia & Comunicação. 14 de Jun. 2007. P. 4 A.
§ “Será que não há vida fora da internet?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 46. Caderno Tecnologia & Comunicação. 31 Maio. 2007. P. 4 A
§ “O valor da informação”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 45. Caderno Tecnologia & Comunicação. 17 de Mai. 2007. P. 4 A.
§ “A importância da boa estratégia”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 44. Caderno Tecnologia & Comunicação. 03 de Mai. 2007. P. 4 A.
§ “Marketing Pessoal: entrevista”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 43. Caderno Tecnologia & Comunicação. 19 de Abr. 2007. P. 4 A.
§ “Paper – o que é e como fazer.” Artigo publicado em meio eletrônico. Disponível em: http://jporfiro.spaces.live.com/blog/cns!AAE6C1C1F59A1C42!210.entry. Publicado em 18 de Abr. de 2007. Acessado em: 08 de Abr de 2008.
§ “Marketing Pessoal: Dinâmica de grupo”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 42. Caderno Tecnologia & Comunicação. 05 de Abr. 2007. P. 4 A.
§ “Merchandising: a ferramenta das várias possibilidades”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 41. Caderno Tecnologia & Comunicação. 22 de Mar. 2007. P. 4 A.
§ “Marketing Pessoal: como elaborar seu curriculum vitae ou carta de apresentação pessoal”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 40. Segundo caderno. 8 de Mar. 2007. P. 4 B.
§ “Marketing Pessoal: empregabilidade”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 39. Segundo caderno. 22 de Fev. 2007. P. 4 B.
§ “Promoção de vendas: a ferramenta de marketing que aumenta suas vendas rapidamente” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 38. Segundo caderno. 8 de Fev. 2007. P. 4 B.
§ “O básico para se realizar uma boa venda” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 37. Segundo caderno. 25 de Jan. 2007. P. 4 B.
§ “Ações de marketing no comércio às vésperas das folia”. Artigo publicado no Jornal Retrato. Nº 26. 26 de Jan. de 2007. p. 02.
§ “A qualidade nas instituições de ensino superior”. Artigo publicado na revista eletrônica Profissão Mestre. Disponível em: http://www.profissaomestre.com.br/smu/smu_vmat.php?s=501&vm_idmat=1458. Acessado em 10 de jan de 2007.
§ “A qualidade nas instituições de ensino superior”. Artigo publicado na revista Gestão Educacional. Curitiba. Novembro de 2006. p. 24 a 26.
§ “E-mail – use com sabedoria e ética” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 36. Segundo caderno. 21 de Dez. 2006. P. 4 B.
§ “Telemarketing – a venda ao pé do ouvido” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 35. Segundo caderno. 23 de Nov. 2006. P. 4 B.
§ “Como escrever uma boa mala direta” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 34. Segundo caderno. 09 de Nov. 2006. P. 4 B.
§ “Mala direta – você nas mãos de seus clientes” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 33. Segundo caderno. 19 de Out. 2006. P. 4 B.
§ “Direto no alvo” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 32. Segundo caderno. 05 de Out. 2006. P. 4 B.
§ “Salvem a propaganda: não deixem a alma do negócio virar alma penada” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 31. Segundo caderno. 21 de Set. 2006. P. 4 B.
§ “Propaganda para o setor de varejo” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 30. Segundo caderno. 07 de Set. 2006. P. 4 B.
§ “Propaganda, verdadeiramente a alma do negócio” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 29. Segundo caderno. 24 de Ago. 2006. P. 4 B.
§ “Como a propaganda exerce sua influência” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 28. Segundo caderno. 10 de Ago. 2006. P. 4 B.
§ “Implementando a qualidade nas instituições de ensino”. Artigo publicado na revista eletrônica Humus @ News. Edição nº 7 – julho de 2006. Disponível em:
§ “Empresa que não se comunica bem se trumbica” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 27. Segundo caderno. 27 de Jul. 2006. P. 4 B.
§ “Truques para aumentar as vendas em sua loja” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 26. Segundo caderno. 13 de Jul. 2006. P. 4 B.
§ “Sua empresa é aquilo que ela faz” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 25. Segundo caderno. 29 de Jun. 2006. P. 4 B.
§ “A importância da praça ou ponto de distribuição” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 24. Segundo caderno. 08 de Jun. 2006. P. 4 B.
§ “Saber formular o preço não tem preço (2)” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 23. Segundo caderno. 01 de Jun. 2006. P. 4 B.
§ “Saber formular o preço não tem preço” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 22. Segundo caderno. 25 Maio. 2006. P. 4 B.
§ “Como a Marca marca?” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 21. Segundo caderno. 11 Maio. 2006. P. 4 B.
§ “Prestação de serviços é assim” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 20. Segundo caderno. 27 Abr. 2006. P. 4 B.
§ “Como nasce um produto?” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 19. Segundo caderno. 06 Abr. 2006. P. 4 B.
§ “Como anda a vida de seus produtos?” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 18. Segundo caderno. 23 Mar. 2006. P. 4 B.
§ “Produto não é apenas o que você pensa...”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 17. Segundo caderno. 09 Mar. 2006. P. 4 B.
§ “Como calcular o custo benefício?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 16. Segundo caderno. 23 Fev. 2006. P. 4 B.
§ “Novos produtos: por que alguns são aceitos mais rapidamente do que outros?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 15. Segundo caderno. 09 Fev. 2006. P. 4 B.
§ “Comportamento do consumidor: por que as pessoas compram ou deixam de comprar meu produto?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 14. Segundo caderno. 26 Jan. 2006. P. 4 B.
§ “Pesquisa a ferramenta dos tomadores de decisão”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 13. Segundo caderno. 22 Dez. 2005. P. 4 B.
§ “A moeda dos novos tempos”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 12. Segundo caderno. 08 Dez. 2005. P. 4 B.
§ “Valores da empresa versus necessidades dos clientes”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 11. Segundo caderno. 24 Nov. 2005. P. 4 B.
§ “Como você diferencia seu produto e sua empresa?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 10. Segundo caderno. 10 Nov. 2005. P. 4 B.
§ “O que é segmentação de mercado”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 09. Segundo caderno. 20 Out. 2005. P. 4 B.
§ “Comparando sua empresa com a de seu concorrente”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 08. Segundo caderno. 06 Out. 2005. P. 4 B.
§ “Como fazer sua empresa crescer no mercado”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 07. Segundo caderno. 22 Set. 2005. P. 4 B.
§ “A importância do planejamento de marketing na organização”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 06. Segundo caderno. 08 Set. 2005. P. 4 B.
§ “Implantando a filosofia de marketing na sua empresa”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 05. Segundo caderno. 25 Ago. 2005. P. 4 B.
§ “As incríveis diferenças das culturas”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 04. Segundo caderno. 11 Ago. 2005. P. 4 B.
§ “Empresa global: ser ou não ser, eis a questão!”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 03. Segundo caderno. 29 jul. 2005. P. 4 B.
§ “A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 02. Segundo caderno. 14 jul. 2005 P. 4 B.
§ “Marketing: o caminho do sucesso”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 01. Segundo caderno. 30 jun. 2005. P. 4 B.
§ “Responsabilidade Social – O papel da indústria farmacêutica e dos profissionais de saúde”. Artigo publicado no Jornal Voz do Bairro. São Paulo. Ano 50 . N.º 1297. 10 de Jun/2003. P. 4.
§ “Futebol: benefício ou malefício à sociedade?”. Artigo publicado no Jornal Estadao.com.br. Seção Artigo do Leitor. Disponível em:
§ “Futebol: Benefício ou Malefício à sociedade?”. Artigo publicado no Jornal Voz do Bairro. São Paulo. Ano 49 Nos 1287 e 1288. 23 de Fev. e 2 de Mar. 2003. P. 2.
§ “Aprovada ou reprovada no teste da qualidade?” Artigo publicado na Revista IN. São Paulo. Ano XIV. N.º 134. Nov/2002. P. 16 e 18.
§ “Você se considera uma pessoa culta?” Artigo publicado na Revista IN on line. Seção Turismo – subseção dicas de viagens. Disponível em:
§ “Você se considera uma pessoa de cultura?” Artigo publicado na Revista IN. São Paulo. Ano XIV. N.º 133. Out/2002. P. 9.
§ “Vale a pena passear nos parques de diversões de São Paulo?” Artigo publicado no Jornal Voz do Bairro. São Paulo. Ano 49 . N.º 1263. 07 a 13 de Jul/2002. P. 2.
§ “A sub-cultura como fator influenciador nas diferenças culturais organizacionais”. CPPG – Jornal do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFMU – São Paulo. Ano VI. nº28. 7/2000. Primeira página.
PRODUÇÕES – ENTREVISTAS
§ “Você tem medo de hipnose?”. Entrevista concedida à Revista Vou Ler. Maio de 2012. 1ª Edição – Ano 1. P.6.
§ “Programação Neurolinguística e Hipnose”. Entrevista concedida à emissora de TV EcoTV no programa TV Sindicalismo e Cidadania. Canal 9 da NET. Gravado em 24/04/2012. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ASjSHBRSynA
§ "O que são Mensagens subliminares?". Entrevista concedida ao canal por internet AllTV em 26 de abril de 2010. Disponíveis em: http://vimeo.com/11244475 e http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5953
§ “Prof. Sergio Enrique Faria: de Marketeiro a Hipnólogo”. Entrevista publicada no Jornal VivaCidade, Seção Intimidade Dez. Edição 104. Ano 04. Pág. 18. 08 de Out de 2009.
§ “Prof. Sergio Enrique Faria: de Marketeiro a Hipnólogo”. Entrevista publicada no Jornal Eletrônico VivaCidade, Seção Intimidade Dez. Edição 104. Ano 04. Pág. 18. 08 de Out de 2009. Disponível em: http://www.jornalvivacidade.com.br/104.pdf
§ “Dez dicas para sobreviver no mercado educacional”. Entrevista publicada no Blog de Comunicação Educacional “Apontador”. Acesso 23 de jul. de 2007. Disponível em: http://educacional.blog.com/S%C3%A9rgio+Enrique+Faria/.
§ “Quem não se comunica... se trumbica. IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no site de notícias da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga -SP – FAIBI. Acesso em 19 de mar de 2007. Disponível em: http://www.faibi.com.br/noticias/2007/03/02.htm.
§ “Quem não se comunica... se trumbica. IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no site do portal Educação em Revista - de Magno Maranhão - Acesso em 19 de mar de 2007. Disponível em: http://www.magnomaranhao.pro.br/noticias/noticias_09032007.html.
§ “IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no site do portal do SEINEPE - MT – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior de Mato Grosso. Publicação em 10 de mar de 2007. Disponível em: http://www.sinepe-mt.org.br/noticias/index.php?PaginaAtual=144&Sort=&Mod=&Valor=&Id=780&
§ “Quem não se comunica se trumbica. - As IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no site do portal do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Publicação em 08 de mar de 2007. Disponível em: http://www.semesp.org.br/portal/index.php?p=noticias&pubnoticias_secao=22&PHPSESSID=2854049bbada6395986ca2a2964adb1e&pubnoticias_do=artigo&pubnoticias_artigo=8031&pubnoticias_pg=0&PHPSESSID=2854049bbada6395986ca2a2964adb1e.
§ “10 pontos de comunicação para as instituições de ensino”. Entrevista publicada no informativo eletrônico C3livros. Publicação em 06 de mar de 2007. Disponível em: http://209.85.165.104/search?q=cache:HzAMQZbxCv8J:www.c3livros.com.br/informativo/+%22sergio+enrique+faria%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=29&gl=br&lr=lang_pt.
§ “Quem não se comunica... se trumbica.” Entrevista publicada no informativo eletrônico da ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Publicado em 06/03/2007. Disponível em: http://www.angrad.org.br/novidades/quem_nao_se_comunica_se_trumbica/158/
§ “As IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no boletim eletrônico CM News. Consultoria de administração. Publicação em 02 de mar de 2007. Disponível em: http://news.cmconsultoria.com.br/index.php?data_busca=02/03/2007&cmbMes=03&cmbAno=2007
§ “Quem não se comunica se trumbica. - IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no boletim eletrônico Clip Clap - Serviço de Clip eletrônico. Publicação em 01 de mar de 2007. Disponível em: http://www.clipclap.com.br/Integra.aspx?jornalid=83&id=100210 .
§ “Quem não se comunica se trumbica. - As IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista concedida a Silvia Angerami e publicada no site do portal de educação Universia Brasil. Publicação em mar de 2007. Disponível em: http://www.universiabrasil.net/materia/imprimir.jsp?id=13348 .
§ “Prepare-se para uma seleção”. Entrevista publicada no Jornal do Brasília – Colégio e Faculdade Brasília da São Paulo. Ano3. N.18. Out/Nov/Dez/2001. P. 9
§ “Como elaborar um currículo da maneira correta”. Entrevista veiculada na Rádio Imprensa FM 102,5 em Dezembro de 2001.
§ “Como manter a sua empregabilidade”. Entrevista veiculada na Rádio Imprensa FM 102,5 em Dez de 2001.
CITAÇÕES EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO, LIVROS, ARTIGOS ETC
§ JBCC – Jornal Brasileiro de Ciêcias da Comunicação On Line. Mestre pela Metodista lança livro sobre marketing na comunicação. Disponível em: http://www2.metodista.br:80/unesco/jbcc/jbcc_mensal/jbcc_2008_junho/gsb1.htm. Acessado em: 03 de jul de 2008.
§ Jornal Repórter Diário On Line. Caderno Educação. El Shadai realiza feira de profissões. Propaganda e Marketing com o professor Sergio Enrique Faria. Disponível em:
§ Jornal São Camilo Educação On Line – Educação em Foco. Qualidade e Avaliação. (nas IES). Disponível em: http://www.saocamilo.br/jornalsaocamilo_online/educacao_foco.html. Acessado em: 19 de mar. de 2007.
§ SEMESP – notícias - instituições – Professor da Faenac participa de congresso sobre gestão educacional. Disponível em: http://www.semesp.org.br/portal/index.php?p=noticias&pubnoticias_secao=24&pubnoticias_do=artigo&pubnoticias_artigo=4942&pubnoticias_pg=1. Acessado em 04 de abr. de 2006.
§ Jornal Eletrônico FAENAC - Prof. Sergio Enrique participará do IV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional. São Caetano do Sul. Disponível em: http://www.faenac.edu.br/com_noticias.asp?IdNoticia=442. Acessado em: 21 de mar de 2006.
§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 8, N. 279. São Paulo. Brasil - ISSN 1806-2784 – fev. de 2006. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/jbcc/jbcc_mensal/jbcc279/jbcc_grupo_sergio_faria.htm.
§ Marketing Educacional – ferramentas de gestão para instituições de ensino (livro) – Citado pelos autores Marcos Cobra e Ryon Braga na introdução. P.7. São Paulo: Cobra Editora, 2004. ISBN: 858553640-3.
§ INTERCOM 2004 – XVII Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Citado na seção de temas livres, no trabalho “A publicidade nas Instituições de Ensino Superior do Alto e Médio Vale do Itajaí.”, pelos autores Jean G. Caetano e Roberta Del-Vecho O. e Silva. Disponível em: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/16904/1/R0461-2.pdf. Acessado em: 02 de out de 2004.
§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 7, N. 268. São Paulo. Brasil - ISSN 1806-2784 – fev. de 2006. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/jbcc/jbcc_mensal/jbcc279/jbcc_grupo_sergio_faria.htm.
§ Revista IN – “Professor comendador”. Publicado no nº 142. Ago/03 Ano XV. P. 33. Disponível também em: http://www.revista/in.com.br/.
§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 5, N. 223. São Paulo. Brasil - ISSN 1806-2784 – 27 de junho de 2003. Disponível em: http://www.metodista.br/unesco/JBCC/jbcc223.htm.
§ Jornal Metodista Ciência. Seção pós-graduação/mestrado. “Marketing das IES não se sustenta sem qualidade”. Acessado em 11 abr. 2003. Disponível em:
§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 5, N. 204 - São Paulo, Brasil – ISSN 1806-2784 -14 de fevereiro de 2003. Disponível em: http://www.metodista.br/unesco/JBCC/jbcc204.htm.
§ Jornal online Oboré. Últimas notícias. “Como se dá o gosto a partir do consumidor”. Acessado em 08 fev. 2002. Disponível em:
§ Jornal InFoco. Informativo da Faculdade Brasília de São Paulo – “Mc Donald’s conta o segredo do sucesso aos alunos da Faculdade Brasília”. Dez/jan/fev 2001/2002.
§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 4, N. 152 - São Paulo, Brasil – ISSN 1806-2784 -9 de novembro de 2001. Disponível em:
§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação - JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 4, N. 147 - São Paulo, Brasil – ISSN 1806-2784 - de outubro de 2001. Disponível em:
§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 3, N. 106 - São Paulo, Brasil – ISSN 1806-2784 - de novembro de 2000. Disponível em:
§ Jornal da Universidade São Judas Tadeu. “São Judas será estudada por ex-aluno”. Ano X. nº 86. Out. 2000. p.8.
ORIENTAÇÕES DE TRABALHOS
§ Graduação em administração – Monografia: "Twitter e as empresas” Alunos: Anderson Alencar, Kleber Covino, Renato Rocha, Richard Gisolde, Wender Rezende e Sheyla Freire. Faculdade Anhanguera de São Caetano– Setembro de 2012.
§ Graduação em administração geral – Monografia: “A influência da embalagem na compra de mamadeiras”. Alunos: Amanda G. Girão, Ana Paula Heitor, Danielle Levote, Miriã de S. Pires, Raphaela C. S. Navarro, Raquel D. de Moraes e Sheila M. Duarte. FAENAC – dezembro de 2009.
§ Graduação em administração geral – Monografia: “Google: estudo sobre as estratégias de marketing do endereço eletrônico de busca para atingir a liderança e ampliar a participação no mercado”. Alunos: Amanda A. Bessi, Danthara D. da Cruz, Luana C. Prado, Luciana da S. Nascimento, Paula P. Luis e Tatiana A. Rodrigues. FAENAC – dezembro de 2009.
§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: Marcas próprias: uma estratégia de diferenciação no verejo de supermercado. Aluno: Franz Zimmerhansl. FAENAC – 22 de Dez. 2008.
§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: O serviço de telemarketing da Ford na visão de seus clientes. Aluno: Mouzart da Silva Betini. FAENAC – 18 de Dez. 2008.
§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: A importância da comunicação interna para as organizações. Aluno: Rogério Pradelli. FAENAC – 08 de Dez. 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: Reposicionamento: a trajetória de sucesso de uma marca de chinelos brasileira. Alunos: Adriano T. Marques; Fernando Cesar S. Lima; Patrícia Rosa; Vanessa M. G. da Silva. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: Os tipos de embalagem como fator influenciador na compra de molho de tomate. Alunos: Anderson F. Paiva; Cristiane R. Sobral; Edinara Ieda dos Santos; Fabíola da S. Lisboa; Gerson Antônio K. Junior; Nidia G. Graham. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: Comércio eletrônico como estratégia de marketing e vendas. Alunos: Aline C. de Miranda; Ana Paula S. Rampasso; Andréia O. Freitas; Karen Renata B. de Souza. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: Identificação de novos negócios no mercado. Alunos: Allan S. dos Reis; Antônio C. de Oliveira; Bruno Naville; Ewerton P.Tomasetti; Luciano Valdemarin e Willian Lewaschiw. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 01 de Dez de 2007.
§ Graduação em administração geral – Monografia: “A mídia de banheiro como opção de mídia indoor”. Alunos: Aline Betti; Andréia F. Santos; Elaine C. Dardin; Thiago I. Oliveira; Viviane F. Santos; Vlanis R. Moraes. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.
§ Graduação em administração geral – Monografia: “Blimp Ventura – O dirigível com mídia alternativa”. Alunos: Ana Paula Mostaço; Danielle Borges; Julio C. Carmo; Lívia Parrella; Paulo C. Farias; Welington Pires. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Merchandising nos programas de auditório de maior audiência: Domingão do Faustão e Domingo Legal”. Alunos: Carlos C. Serafin; Daiane Horn; Kátia Korzeniewski; Pámela Yuri; Paulo Chacon e Sabina Marco. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Vantagens do atendimento telefônico nas agências do Banco Bradesco S.A.” Alunos: Aline da S. Pivato; Daniela Ap. Bueno; Leonardo C. Monteiro; Paloma L. Santos; Raquel Vera T. de Siena . FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 09 de Dez de 2006.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “O telemarketing e o processo de fidelização de clientes.” Alunos: Liliane Ariça Fioriti; Priscila Fonseca Todisquini. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 09 de Dez de 2006.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Desenvolvimento social no varejo.” Alunos: Alberto A. Pinto, Gisele M. Souza, Julio C. S. Rodrigueiro, Marcelo H. Cavalcante, Ronaldo V. da Silva. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Dez de 2005.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “O mundo do franchising” Alunos: Cleber M. de Souza, Daniele A. Radin, Elcio M. Rodrigues, Fernanda de Campos, Kátia Perreti. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 08 de Dez de 2005.
PARTICIPAÇÕES EM BANCAS
§ Graduação em administração – Monografia: Twitter e as empresas” Alunos: Anderson Alencar, Kleber Covino, Renato Rocha, Richard Gisolde, Wender Rezende e Sheyla Freire. Faculdade Anhanguera de São Caetano– Setembro de 2012.
§ Graduação em administração com ênfase em marketing - Monografia: "Marketing experimental e a influência do marketing olfativo no mabiente varejista". Alunos: Fernanda Alves; Nara Stanganelli e Seli Flauzino. Anhanguera Educacional. unho de 2010.
§ Graduação em administração com ênfase em comércio exterior - Monografia: "Empresas importadoras que trabalham com marca própria no Brasil". Alunos: Cindy R. Galves; Mariane L. Silva e Michele Monfardini. Anhanguera Educacional. Junho de 2010.
§ Graduação em administração com ênfase em marketing - Monografia: "Fortalecimento da marca através do patrocínio esportivo no futebol". Alunos: Amanda M. de Jesus; Carlos Eli da S. Jr.; Marineide de F. O. Conrado; Pamela de C. Oliveira; Tiago F. B. Ferreira e anessa Machado. Anhanguera Educacional. Junho de 2010.
§ Graduação em administração geral – Monografia: “A influência da embalagem na compra de mamadeiras”. Alunos: Amanda G. Girão, Ana Paula Heitor, Danielle Levote, Miriã de S. Pires, Raphaela C. S. Navarro, Raquel D. de Moraes e Sheila M. Duarte. FAENAC – dezembro de 2009.
§ Graduação em administração geral – Monografia: “Google: estudo sobre as estratégias de marketing do endereço eletrônico de busca para atingir a liderança e ampliar a participação no mercado”. Alunos: Amanda A. Bessi, Danthara D. da Cruz, Luana C. Prado, Luciana da S. Nascimento, Paula P. Luis e Tatiana A. Rodrigues. FAENAC – dezembro de 2009.
§ Graduação em Administração com ênfase em marketing – Monografia: “Marketing Esportivo no Futebol: transformando uma marca em paixão”. Alunos: Ana Paula Oliveira, Carlos Eduardo Valim e Marcela Barbosa do Carmo. FAENAC – dezembro de 2009.
§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: Marcas próprias: uma estratégia de diferenciação no verejo de supermercado. Aluno: Franz Zimmerhansl. FAENAC – 22 de Dez. 2008
§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: O serviço de telemarketing da Ford na visão de seus clientes. Aluno: Mouzart da Silva Betini. FAENAC – 18 de Dez. 2008.
§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: A importância da comunicação interna para as organizações. Aluno: Rogério Pradelli. FAENAC – 08 de Dez. 2008.
§ Pós-graduação em Administração – “Cadeia de suprimentos: deficiências na empresa”. Aluno: Fábio José Cunha. FAENAC/Anhanguera. 15 de setembro de 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: Reposicionamento: a trejetória de sucesso de uma marca de chinelos brasileira. Alunos: Adriano T. Marques; Fernando Cesar S. Lima; Patrícia Rosa; Vanessa M. G. da Silva. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: Os tipos de embalagem como fator influenciador na compra de molho de tomate. Alunos: Anderson F. Paiva; Cristiane R. Sobral; Edinara Ieda dos S. Santos; Fabíola da S. Lisboa; Gerson Antônio K. Junior; Nidia G. Graham. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: Comércio eletrônico como estratégia de marketing e vendas. Alunos: Aline C. de Miranda; Ana Paula S. Rampasso; Andréia O. Freitas; Karen Renata B. de Souza. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: A automação no atendimento bancário e os impactos causados no relacionamento com os clientes. Alunos: Amanda N. Lessa; Camila Vieira L. de Almeida; Carla S. Mendes; Érika Panfilo; João Paulo M. dos Santos; Miriam D. Martim FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.
§ Graduação em administração geral – Monografia: Identificação de novos negócios no mercado. Alunos: Allan S. dos Reis; Antônio C. de Oliveira; Bruno Naville; Ewerton P.Tomasetti; Luciano Valdemarin e Willian Lewaschiw. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 01 de Dez de 2007.
§ Graduação em administração geral – Monografia: “A mídia de banheiro como opção de mídia indoor”.Alunos: Aline Betti; Andréia F. Santos; Elaine C. Dardin; Thiago I. Oliveira; Viviane F. Santos; Vlanis R. Moraes. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.
§ Graduação em administração geral – Monografia: “Blimp Ventura – O dirigível com mídia alternativa”.Alunos: Ana Paula Mostaço; Danielle Borges; Julio C. Carmo; Lívia Parrella; Paulo C. Farias; Welington Pires. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Merchandising nos programas de auditório de maior audiência: Domingão do Faustão e Domingo Legal”.Alunos: Carlos C. Serafin; Daiane Horn; Kátia Korzeniewski; Pámela Yuri; Paulo Chacon e Sabina Marco. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Vantagens do atendimento telefônico nas agências do Banco Bradesco S.A.”Alunos: Aline da S. Pivato; Daniela Ap. Bueno; Leonardo C. Monteiro; Paloma L. Santos; Raquel Vera T. de Siena . FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 09 de Dez de 2006.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “O telemarketing e o processo de fidelização de clientes.”Alunos: Liliane Ariça Fioriti; Priscila Fonseca Todisquini. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 09 de Dez de 2006.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Desenvolvimento social no varejo.”Alunos: Alberto A. Pinto, Gisele M. Souza, Julio C. S. Rodrigueiro, Marcelo H. Cavalcante, Ronaldo V. da Silva. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Dez de 2005.
§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “O mundo do franchising”Alunos: Cleber M. de Souza, Daniele A. Radin, Elcio M. Rodrigues, Fernanda de Campos, Kátia Perreti. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 08 de Dez de 2005.
§ Pós-graduação (lato sensu) em Planejamento Estratégico em Comunicação. Monografia: “Estudo do mercado industrial – diferenciação existente entre o marketing industrial e o marketing de consumo”. Aluno: Fábio Ragoneti de Moraes. UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. 28 de jun. de 2003.
§ Festival Interno de Propaganda 2000. Escola Santa Izildinha. (colégio técnico) Nov. de 2000.
PRÊMIOS E HOMENAGENS
§ Cruz da Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”, grau de Comendador. Indicação feita pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. São Paulo, 11 de jul. de 2003.
§ Honra ao Mérito – Distinção oferecida pelo Ministério do Exército por excelentes serviços e modelar comportamento. São Paulo, 27 de jan. de 1989.
Currículo atualizado em 22 de abril de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário. Ele será analisado, aprovado e publicado.