Conheça o currículo do prof. Sergio Enrique Faria

Resumo curricular

Prof. Ms. Sergio Enrique Faria

Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Cursou especialização em Marketing na Universidade Paulista (UNIP). Pós-graduado em Comércio Exterior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Pós-Graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Anhanguera). Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Neuroeducador, Hipnólogo (certificado pela International Hypnosis Association e pela American International Association), Coach, Master Modeling, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística (certificado pela International Association of NLP-Institutes (Europa)). Professor universitário em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. Coautor dos livros "Educação 2008 - As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores" e "Manual Completo de PNL - Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência". Ex-Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seis anos de experiência como coordenador de curso superior.

Possui mais de cento e cinquenta artigos publicados em jornais e revistas e treze anos de vivência em treinamentos e palestras nas áreas de Marketing, Marketing Pessoal, Vendas, Endomarketing, Motivação, Atendimento ao Cliente, Sucesso no Ambiente Profissional, PNL e Hipnose.

Link para Currículo Lattes de Sergio Enrique Faria:
http://lattes.cnpq.br/1035817894647364


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Mestrado em Comunicação Social/Marketing. UMESP- Univ. Metodista de São Paulo.
Pós-graduação Metodologia e Didática do Ensino Superior - Anhanguera
Pós-graduação Comércio Exterior. FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas.
Graduação Administração de Marketing. USJT - Universidade São Judas Tadeu.
Técnico Comércio e Mercadologia (Marketing). Colégio São Judas Tadeu.

DADOS PROFISSIONAIS – INSTITUIÇÕES EM QUE LECIONEI

USJT - Universidade São Judas Tadeu - Cargo: Professor de marketing nos cursos de Administração, Turismo e Secretariado Executivo.

Anhanguera/FAENAC - Cargos: Professor nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA (marketing, vendas, empreendedorismo, metodologia científica, administração...). Coordenador do curso de Administração.

SENAC - Cargo: Professor (empreendedorismo, desenvolvimento de novos produtos e técnicas de negociação).

UNICSUL- Universidade Cruzeiro de Sul - Cargos: Professor (Marketing I e II) e Supervisor de Estágios.

UniABC – Universidade do Grande ABC- Cargos: Professor (Marketing I e II) nos cursos de administração e comunicação social e Supervisor de Estágio.

FABRASP - Faculdade Brasília de São Paulo. Cargo: Professor (Fundamentos de Marketing).

PUC – Pontifícia Universidade Católica. Cargo: Professor concursado (Marketing e TGA) para os cursos de administração e turismo.

USJT – Universidade São Judas Tadeu- Depto. Comunicação e Marketing. Cargos: Prestador de serviços (palestras e monitoria).

Work Plus Treinamentos Profissionais - Cargos: Prestador de Serviços e Professor.

Vip Training Treinamentos Profissionais - Cargos: Prestador de Serviços e Professor.


RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES E REALIZAÇÕES PROFISSIONAS


COMO PROFESSOR

§ Significativa experiência como professor universitário, facilidade de comunicação e ótimo relacionamento interpessoal com alunos professores e corpo diretivo.

§ Didática dinâmica e moderna para ministrar as aulas aliando comunicação adequada à criatividade e utilização de recursos audiovisuais.

§ Elaboração de material didático pedagógico de qualidade para aulas, cursos de extensão e palestras de marketing.

§ Boa experiência em orientação a projetos monográficos e estágio supervisionado.

§ Responsabilidade, assiduidade, pontualidade e espírito de equipe completam meu perfil.


COMO DIRETOR ADJUNTO / COORDENADOR

§ Fui responsável pela escolha das disciplinas, elaboração das ementas e dos programas constantes nos oito semestres do curso de administração de marketing.

§ Realizei o recrutamento, seleção e supervisão da equipe de professores da área de marketing.

§ Elaborei inúmeras análises curriculares oriundas de transferência de alunos vindos de outras instituições de ensino.

§ Montei a estrutura, normas e manuais relativos aos estágios monográficos e monografias finais dos cursos de administração.

§ Organização do eventos “Business Best – Semana da administração FAENAC”, que conta com média de cem palestras, mini palestras, work-shops e oficinas que são apresentadas simultaneamente, em diversas salas e auditórios, por professores e palestrantes convidados durante os quatro dias de evento.

§ Prestei assessoria nas áreas pedagógica e administrativa em cursos montados em parceria com o SENAI em Pernambuco.


COMO PROFISSIONAL DE MARKETING / COMUNICAÇÃO / VENDAS

§ Consultoria e treinamento. Elaboração de um plano de marketing e execução de palestras motivacionais para a academia de ginástica UnikaAcademia.

§ Experiência como monitor e supervisor do departamento de comunicação e marketing, em instituição de ensino superior e grande porte.

§ Seleção, orientação e supervisão da equipe de monitores integrantes do departamento de marketing da universidade.

§ Elaboração e apresentação de palestras institucionais dentro e fora da universidade visando orientar os vestibulandos na escolha dos cursos e apresentar a universidade e seus produtos.

§ Planejamento, elaboração e supervisão em campanhas publicitárias (divulgação, mala-direta e telemarketing) para novos cursos montados em parceria no SENAI, em Pernambuco.

§ Treze anos de experiência na apresentação de Palestras sobre “Orientação Vocacional e Profissional" e "Empregabilidade" para universidades, colégios e empresas, tais como: SENAI, CIESP, FIESP, SESC, Colégio Arbos, Santa Izildinha, UNICAMP, Universidade São Judas, Fac. Brasília de São Paulo entre outros.

§ Experiência de oito anos como vendedor no setor varejista de utilidades domésticas e brinquedos para médias e pequenas lojas e supermercados.

§ Experiência em palestras e workshops sobre Motivação, Atendimento ao Cliente e Sucesso no Ambiente Profissional.


CAPACITAÇÕES DOCENTES E PROFISSIONAIS


§  Curso de Técnicas de Relaxamento, Meditação e Auto-hipnose para gerenciamento do estresse. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – 16 de junho de 2012.

§ Formação em NLP Trainer (Trainer em PNL). - Metaforum Internacional – jan/fev 2012

§ Formação em Master Practitioner Internacional - PNL e Master Modeling (Certificado pela International Association of NLP-Institutes (Europa). - IDEP – Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Profissional – 10/2011

§ Curso de Aprendizagem Avançada (Leitura Dinâmica, Memorização, Concentração e Método de estudo). TAALEM: Treinamento em aprendizagem avançada, leitura, expressão e memória – dezembro de 2009.

§ XII Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Avaliação”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional – 01 de agosto de 2009.

§ Formação em Practitioner em PNL – Programação Neurolinguística. INEXH – Instituto Nacional de Excelência Humana 07/2009

§ XI Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Métodos Avaliativos”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional – 02 de agosto de 2008.

§ Repasse de metodologia da Disciplina de Empreendedorismo. Local: SEBRAE - São Paulo – 12 A 16 de Nov de 2007. 40h/a

§ IX Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Reaprendendo a Brincar”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional – 04 de agosto de 2007.

§ VIII Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “FAENAC: Visão, Missão e Valores”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 29 de janeiro de 2007.

§ VII Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Avaliação do processo ensino – aprendizagem: tendências e perspectivas”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 05 de agosto de 2006.

§ VI Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “A postura inovadora do educador face aos novos paradigmas da educação”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 23 e 24 de janeiro de 2005.

§ V Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “O conhecimento da realidade regional na prática pedagógica do educador”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 06 de Agosto de 2005.

§ III Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Modernidade, Educação e Interdisciplinaridade”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – 31 de Julho de 2004.

§ Curso de Formação de Professores para Educação à distância EAD. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional - fev de 2004 a nov de 2004.

§ II Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “A formação de professores para educação à distância”. Local: FAENAC - Faculdade Editora Nacional – São Caetano do Sul. Janeiro de 2004

§ I Jornada de Capacitação Docente FAENAC – “Habilidades e competências: uma construção necessária”. Local: FAENAC - Faculdade Editora Nacional – São Caetano do Sul. Agosto de 2004


CONGRESSOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS ASSISTIDOS

§ II Congresso Sul Americano de Hipnose - II Hipnosur e I Congresso Brasileiro de Hipnose Contemporânea. Local: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. 12 a 15 de abril de 2012

§ Palestra: Desvende a Linguagem Corporal". Local: Hospital e Maternidade São Cristóvão - 29 de abril de 2011

§ II Fórum de Educação Campus-Elsevier - A geração Y na sala de aula. Local: Teatro Eca Hertz - Livraria Cultura do Conjunto Nacional - 08 de julho de 2010.

§ 5º Fórum Universitário Pearson 2007 – A universidade do futuro: gestão, tecnologia, andragogia. Local: Golden Tulip Paulista Plaza – 22 de setembro de 2007.

§ V Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – GEduc 2007. Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo – 20 a 22 de março de 2007.

§ 4º Fórum Universitário Pearson 2006 – Os desafios do ensino superior no Brasil. Local: Centro de Convenções Rebouças – 1 de julho de 2005.

§ 3º Fórum Universitário Pearson 2005 – A educação na era do sucesso. Palestra: “Excelência de marketing: os novos imperativos” – Ph.D. Kevin Keller. Local: Centro de Convenções Rebouças – 13 de julho de 2006.

§ MaxiMídia 2002 – 12o Encontro e Feira Internacional de Comunicação. Local: Transamérica Expo. São Paulo. Setembro de 2002.

§ V CELACOM - “Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação”. Local: Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. Maio de 2001.

§ X Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social – FELAFACS Local: Memorial da América Latina. São Paulo. Outubro de 2000. § Seminário sobre Política dos Programas da CAPES. Local: Univers. Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. Setembro de 2000. § E-commerce and B2B *

§ Palestrante: Alfred Raider – University of Maryland University College. Local: Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM. São Paulo. Setembro de 2000.

§ Estudos Qualitativos em Comunicação: Métodos e Técnicas. Palestrante: James Lull – San Jose State University California. Local: Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. Agosto de 2000.

§ V REGIOCOM - Curso Internacional de Comunicação para o Desenvolvim. Regional. Local: União das Fac. Claretianas de Rio Claro. UNICLAR. Rio Claro. SP. Julho de 2000.

§ I Seminário Antidrogas nas Escolas Superiores – FIESP/CIESP. Local: Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Junho de 2000.

§ IV LUSOCOM - Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação. Local: Ilha Porchat Clube. São Vicente. São Paulo. Abril de 2000.

§ Seminário Científico: “A Pesquisa, a Ética e a Tecnologia” . Centro de Pesquisa USJT. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Maio de 2000.

§ IV CELACOM - Ciclo de Estudos sobre a Escola Latino-Americana. Local: Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. Maio de 2000.



APRESENTAÇÕES EM PALESTRAS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS


§ Semana de Administração do Centro Universitário São Camilo. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor” Local: Centro Universitário São Camilo - Ipiranga 08 de maio de 2013.

§ Encontro de Estudantes de Administraçao do Grande ABC – UNIFORUM.  Palestra proferida: Como usar a mente para administrar negócios, seus estudos e sua vida com sucesso. Local: CENFORPE (Capacidade para 1710 pessoas). 07 de maio de 2013

§  Palestra sobre Programação Neurolinguística. Local: Palácio Maçon da Loja Simbólica Nove de Julho. 17 de Abr. de 2013.

§ Semana de Ciências Econômicas da Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor”. Local: Universidade São Judas Tadeu - Mooca. 03 de abril de 2013.

§ Semana de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor” Local: Universidade São Judas Tadeu - Mooca 27 de março de 2013.

§ Semana de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu.  Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor”. Local: Universidade São Judas Tadeu - Mooca. 25 de março de 2013.

§ Semana de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: Showlestra: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor”. Local: Universidade São Judas Tadeu - Butantã. 18 de março de 2013.

§  Semana Acadêmica de Negócios e Tecnologia. Palestra proferida: “Aprenda a usar a sua mente para Estudar, Trabalhar e Viver melhor”. Local: Faculdade UNICASTELO. 23 de outubro de 2012

§ Palestra proferida: “Aprenda a usar sua mente para estudar, trabalhar e viver melhor”. Local: Universidade São judas Tadeu. 27 de agosto de 2012.

§ Palestra proferida: “Como ser o profissional que o mercado busca”. Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. 15 de maio de 2012.

§ Semana de Comunicação Social Universidade São Judas Tadeu. Palestra Proferida: "Comunicação Neurolinguística". Local: Universidade São Judas Tadeu. Abril de 2012.

§ Semana de RH Universidade São Judas Tadeu. Palestra proferida: "Coisas que você precisa saber sobre você mesmo para administrar a sua vida com sucesso". Local: Universidade São Judas Tadeu. Abril de 2011.

§ Paletra proferida: "Passos para o sucesso". Local: Centro Paula Souza - FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul. Data: 11 de maio de 2011.

§ V Semana de Gestão em Recursos Humanos. Palestra proferida: "Coisas que você precisa saber sobre você mesmo para ter sucesso na vida". Local: Universidade São Judas Tadeu -unidade Mooca. Data: 5 de abril de 2011

§ Palestra: "PNL (programação neurolinguística) e Motivação". Local: Universidade São Judas Tadeu -unidade Butantã. Data: 25 de março de 2011.

§ Workshop: "Introdução à PNL - Programação Neurolinguística." Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. Data: 11 de Dezembro de 2010. Carga horária: 7 horas.

§ II Encontro de Iniciação Científica e Projetos de Extensão Comunitária - Anhanguera Educacional. Trabalho apresentado "O e-commerce como ferramenta de compra para o consumidor da classe C". (orientador). Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. Data: 21 de outubro de 2010.

§ II Encontro de Iniciação Científica e Projetos de Extensão Comunitária - Anhanguera Educacional. Trabalho apresentado: "Marketing Educacional: Aplicação do composto de mercadológico nas instituições de ensino superior". Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. Data: 21 de outubro de 2010.

§ Semana de Comunicação e Marketing 2010 - Palestra proferida: "Mensagem subliminar: manipulação, persuação, ilusão ou invenção?". Local: UniABC - Universidade do Grande ABC. Data: 04 de Nov. de 2010.

§ Paletra proferida: "Passos para o sucesso". Local: Centro Paula Souza - FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul. Data: 17 de maio de 2010.

§ Palestra proferida: "Dê um "UP" em sua vida". Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano. Data: 24 de abril de 2010

§ VI CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Trabalho apresentado: A qualidade nas instituições de ensino superior". Data: 19 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.convibra.com.br/2009/apres/109.swf

§ 1º Encontro de Iniciação e Produção Científica – Até onde pode ir a administração? Artigo apresentado: “Aplicação de Estratégias de Marketing na Gstão da IES.” Local: Anhanguera/FAENAC. São Caetano do Sul. Data: 12 de Nov. 2009.

§ SEGET 2009 - V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. (CAPES/ QUALIS “A”). Artigo apresentado: “Os 4 P’, os 4 C’s e os 4 A’s do marketing aplicados à gestão das Instituições de Ensino Superior como ferramentas para conquistar e manter alunos.” Local: AEDB Associação Educacional Dom Bosco. Resende. RJ. Data: 23 de Out. 2009.

§ Dia do Ensino Responsável (atividade voluntária). Atividade desenvolvida: “Relaxamento e Reprogramação Mental”. Local: Anhanguera/FAENAC. Data: 26 de Setembro de 2008.

§ Semana da administração Anhanguera/FAENAC. Palestra proferida: “Palestra Show Hipnose e Poder da Mente”. Local: Anhanguera/FAENAC. Data: Setembro de 2008.

§ SEGET 2008 - V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. (CAPES/ QUALIS “A”). Artigo apresentado: “A gestão nas Instituições de Ensino Superior: a união dos 4 P’s com os 4 C’s do marketing como ferramentas para conquistar e manter alunos.” Local: AEDB Associação Educacional Dom Bosco. Resende. RJ. Data: 20 de Out. 2008.

§ Semana da administração Anhanguera/FAENAC. Palestra proferida: “Mens@gem sublimin@r: cuidado: sua mente pode estar sendo manipulada sem você saber e não há nada que você possa fazer para fugir”. Local: Anhanguera/FAENAC. Data: Setembro de 2008.

§ III Jornada de Pesquisa FAENAC. Trabalho apresentado: “6 P’s de Marketing aplicados às Instituições de ensino superior - IES”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Novembro de 2007.

§ Feira das Profissões - Colégio Externato Santo Antônio. Oficina realizada: “Administrador: uma viagem ao mundo dos negócios”. Local: Externato Santo Antônio. Data: 13 de setembro de 2007.

§ II Business Best – Semana da administração FAENAC. Palestra proferida: “Entrevista de emprego: o que fazer antes, durante e depois. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Setembro de 2007.

§ III Feira de Profissões – Colégio El Shadai. Palestra proferida: “Propaganda e Marketing: Corpo e alma do negócio.” Local: Colégio El Shadai. Santo André. Data:26 de maio de 2007.

§ II Jornada Científica FAENAC. Trabalho apresentado: “Mensagem subliminar: manipulação, persuasão, ilusão ou invenção?” Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Outubro de 2006.

§ II Jornada Científica FAENAC.Trabalho apresentado: “Propaganda: surgimento e evolução”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Outubro de 2006.

§ I Business Best – Semana da administração FAENAC. Palestra proferida: “Mensagem subliminar: cuidado: sua mente pode estar sendo manipulada sem você saber e não há nada que você possa fazer para fugir”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. Data: Setembro de 2006.

§ VII Simpósio Multidisciplinar: “Conhecimento e inovação: 100 anos do voo do 14 Bis”. Trabalho apresentado: “Aplicação do mix de marketing nas IES”. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Data:Setembro de 2006.

§ IV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – Geduc 2006. Conferência proferida: “A qualidade e o marketing educacional – gerir ou ser digerido”. Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo – 28 a 30 de março de 2006.

§ 2º Simpósio de Contabilidade da FAENAC. Palestra proferida: “Marketing para contadores e escritórios contábeis”. Local: FAENAC – Faculdade Editora Nacional. – Data: 24 de Abril de 2005

§ Palestra proferida: “Empregabilidade e Marketing pessoal”. Local: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Data: Novembro de 2004.

§ Palestra proferida: “Qualidade através das pessoas”. Local: Faculdades de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Data: Outubro de 2004.

§ Palestra proferida: “Empregabilidade e Marketing pessoal”. Local: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Data: Outubro de 2004.

§ Palestra proferida: “Empregabilidade e Marketing pessoal”. Local: Faculdades de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Data: Agosto de 2004.

§ Semana Especial de Comunicação Social – Ciclo de Estudos 2004 – FAE. Palestra proferida: “Propaganda Subliminar - manipulação, persuasão, ilusão ou invenção?”. Local: FAE – Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista. Data: Março de 2004.

§ VI SEMEAD – Seminários em administração – FEA/USP. Trabalho apresentado: “Aplicação do composto de marketing nas IES”. Local: USP – Universidade de São Paulo. Data: Março de 2003.

§ Semana de Administração – UNICSUL. Palestra proferida: “O que pode e o que não pode na propaganda”. Local: UNICSUL – Universidade cruzeiro de Sul. Data: Setembro de 2002.

§ VII Simpósio Multidisciplinar: “O que é ciência afinal?” Trabalho apresentado: “Como se dá o consumo: analisando o consumidor”. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Data:Outubro de 2001.

§ VII Simpósio Multidisciplinar: “O que é ciência afinal?” Trabalho apresentado: “Comunicação de marketing para instituições de ensino”. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2001.

§ 5º Congresso de Produção Científica – UMESP. Trabalho apresentado: “Cultura local x global: as organizações num mundo globalizado”. Local: Universidade Metodista de São Paulo. SBC. Novembro de 2000.

§ X Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social – FELAFACS. Trabalho apresentado: “Cultura local x global: as organizações num mundo globalizado”. Local: Parlatino Latinoamericano. São Paulo. Outubro de 2000.

§ X Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social – FELAFACS. Trabalho apresentado: “Como se dá o consumo: analisando o consumidor”. Local: Parlatino Latinoamericano. São Paulo. Outubro de 2000.

§ VI Simpósio Multidisciplinar - Universidade São Judas Tadeu. Trabalho apresentado: “A comunicação na liderança empresarial”.Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2000.

§ VI Simpósio Multidisciplinar - Universidade São Judas Tadeu. Trabalho apresentado: “Cultura local x global: as organizações num mundo globalizado”. Local: Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2000.


PRODUÇÕES – LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS


§ “PNL para educadores”. Capítulo de livro publicado em "Manual Completo de PNL - Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência". São Paulo: Editora SerMais, 2012. Páginas 123 a 128.

§ "Marketing Educacional: A aplicação dos 4 P’s do marketing como ferramenta de gestão escolar”. Capítulo de livro publicado em “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores?". Curitiba: Editora Multiverso, 2008. Páginas 73 a 77.


PRODUÇÕES CIENTÍFICAS – PUBLICAÇÕES

§ A qualidade nas instituições de ensino superior. Artigo publicado no VI CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Data: 19 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.convibra.com.br/2009/artigos/109_0.pdf

§ “Os 4 P’, os 4 C’s e os 4 A’s do marketing aplicados à gestão das Instituições de Ensino Superior como ferramentas para conquistar e manter alunos.” Artigo publicado nos Anais do SEGET 2009 - VI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Out de. 2009. Disponível em meio eletrônico (CD). ISSN: 1807-409X

§ “A gestão nas Instituições de Ensino Superior: a união dos 4 P’s com os 4 C’s do marketing como ferramentas para conquistar e manter alunos.”.Artigo publicado nos Anais do SEGET 2008 - V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Out de. 2008. Disponível em meio eletrônico (CD). ISSN: 1807-409X

§ “Aplicação dos 4 P’s do marketing como ferramenta de gestão escolar”. Capítulo de livro publicado IN: CLEBESCH, Júlio (Org). Educação 2008: as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. Curitiba, PR: Multiverso, 2008.

§ Membro da comissão organizadora IN: FONTOURA, Márcio. “Manual de normas para elaboração de trabalhos acadêmicos”. . São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

§ “Aplicação do marketing mix nas IES”. Resumo de artigo publicado nos anais do XII Simpósio Multidisciplinar da USJT. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Out 2006, p. 158. ISSN: 1679-401X.

§ “Como ficar milionário usando uma bolinha de ping-pong e um batom”. Artigo publicado na Revista Faenac de Administração. Ano III – nº 2. São Caetano do Sul, SP. Jul de 2004. p. 17 a 23. ISSN: 1678-9490.

§ “O surgimento das instituições de ensino superior”. Artigo publicado na Revista FAENAC se Administração/ Faculdade Editora Nacional. Ano 2. Nº 1. São Caetano do Sul: Cia Editora Nacional, Jan. 2003. P. 65 a 69. ISSN: 1677-8456.

§ “A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior”. Artigo publicado nos Anais do VI SEMEAD – Seminários em administração FEA/USP. 25 e 26 de Mar. 2003. Disponível em: .

§ “A Qualidade nas Instituições de Ensino Superior”. Artigo publicado na Revista FAENAC Digital. São Caetano do Sul, Ano I, N.º1 em 13 Fev. 2003. Disponível em: .

§ “Sub-cultura, cultura local e cultura global– as organizações num mundo globalizado.” Artigo publicado no Caderno UniABC de Administração. Ano III. N.º 20. Dez de 2001. P. 61 a 68.

§ “Como se dá o consumo: analisando o consumidor”. Resumo de trabalho publicado em Anais do VII Simpósio Multidisciplinar: “O que é ciência afinal?”. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2001. P. 97.

§ “Comunicação de marketing para instituições de ensino”. Resumo de trabalho publicado em Anais do VII Simpósio Multidisciplinar: “O que é ciência afinal?” Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Outubro de 2001. P. 97.

§ "A carreira do Professor Alberto Mesquita de Camargo e a evolução de sua obra". Artigo publicado na revista científica INTEGRAÇÂO - ensino-pesquisa-extensão. Centro de Pesquisas da Universidade São Judas Tadeu. Ano VII Nº 25. Maio/2001. P. 126. ISSN 1413-6147.

§ "Cultura local e cultura global: ao organizações num mundo globalizado". Artigo publicado na revista Científica INTEGRAÇÂO - ensino-pesquisa-extensão. Centro de Pesquisas da Universidade São Judas Tadeu. Ano VII Nº 24. Fev/2001. P. 52-54.

§ "Intercom 2000: comunicação e multiculturalismo no pulmão-verde do mundo". Artigo publicado na revista eletrônica PCLA - Pensamento Comunicacional Latino Americano. Seção Forum Livre. São Paulo. Volume 2. nº 2. Jan/Fev/Mar de 2001. Disponível em: . ISSN 1518-9406.

§ “A Comunicação na liderança empresarial”. Resumo de artigo. Revista Integração - Suplemento. Centro de Pesquisas da Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Ano VI. Outubro de 2000. 01/00 – p.36.

§ “Cultura local e cultura global: as organizações num mundo globalizado”. Resumo de artigo. Revista Integração - Suplemento. Centro de Pesquisas da Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. Ano VI. Outubro de 2000. 01/00 – p.38.

§ “O Brasil tem participação ativa no cenário do IV Lusocom”. Resenha de evento. Revista PCLA – Pensamento Comunicacional Latinoamericano. Vol 1 – Nº 4: Jul/Ago/Set 2000. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista4/res%20eventos%204-3.htm.

§ “Simpósio de educação à distância”. Publicado no JBCC – Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação. nº87. São Paulo. 05/2000 p.7-8. Disponível em: . ISSN 1806-2784.

§ “Simpósio de produção científica”. Publicado no JBCC – Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação. nº85. São Paulo. 04/2000 p.7. Disponível em: . ISSN 1806-2784 .


PRODUÇÕES – ARTIGOS EM JORNAIS E REVISTAS

§ "Você acredita em propaganda?". Artigo publicado no Jornal Folha da Vila Prudente. São Paulo. Ano 19. nº 989. Julho de 2011. P. 2.

§ “Bem vindo ao mundo do marketing”. Artigo publicado no Jornal São Caetano em Foco. São Caetano do Sul. Edição 6. Ano 1. Fev. 2010. P. 02.

§ “Marketing: prazer em conhecer”. Artigo publicado no Jornal Central Plaza Shopping In Foco. São Paulo. Edição 6. Ano 1. Ago. 2009. P. 04.

§ “Procurando emprego na era digital”. Artigo publicado no Jornal Central Plaza Shopping In Foco. São Paulo. Edição 4. Ano 1. Maio. 2009. P. 04.

§ “Marketing pessoal: empregabilidade” (Por falha, o título saiu com o nome do anterior mas o artigo é diferente). Artigo publicado no Jornal Central Plaza Shopping In Foco. São Paulo. Edição 3 . Ano 1. Fev/Mar. 2008. P. 05.

§ “A última sobre marketing”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 375 30 a 06 de Dez. 2008. P. 09.

§ “Medindo a satisfação”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 374 23 a 29 de Nov. 2008. P. 09.

§ “Posso vender mais caro?” Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 373 16 a 22 de Nov. 2008. P. 09.

§ “Conheça seus clientes” Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 372 09 a 15 de Nov. 2008. P. 09.

§ “Marketing pessoal: empregabilidade”. Artigo publicado no Jornal Central Plaza Shopping In Foco. São Paulo. Edição 2. Ano 1. Nov/Dez. 2008. P. 05.

§ “A magia do marketing”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 371 02 a 08 de Nov. 2008. P. 09.

§ “O bom marketeiro”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 370 25 de Out a 01 de Nov. 2008. P. 09.

§ “Os 20 pontos críticos”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 369 19 a 25 de Out. 2008. P. 09.

§ “Os 15 pontos para ser campeã”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 368 12 a 18 de Out. 2008. P. 09.

§ “Cultura organizacional”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 367 04 a 11 de Out. 2008. P. 09.

§ “Marketing de relacionamento”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 366 28 de Set. a 03 de Out. 2008. P. 09

§ “Clientes ignorantes”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 365 21 a 27 de Set. 2008. P. 09

§ “Marketing nas eleições”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 364 14 a 20 de Set. 2008. P. 09

§ “Não há vida fora da internet?” Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 363 07 a 13 de Set. 2008. P. 09

§ “O valor da informação”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 362 31 de Ago a 06 de Set. 2008. P. 09

§ “A importância da estratégia.” Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 361 24 a 30 de Ago. 2008. P. 09

§ “Entrevista”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 360 17 a 23 de Ago. 2008. P. 09

§ “Dinâmica de grupo”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 359 10 a 16 de Ago. 2008. P. 09

§ “Como elaborar o seu curriculum”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 358 03 a 09 de Ago. 2008. P. 09

§ “Marketing pessoal: empregabilidade”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 357 27 de Julho a 02 de Ago. 2008. P. 09

§ “A venda”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 356 20 a 26 de Julho. 2008. P. 09

§ “O básico da venda”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 355 13 a 19 de Julho. 2008. P. 09

§ “Uma boa venda”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 354 06 a 12 de Julho. 2008. P. 09

§ “Merchandising”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 353 29 de Junho a 05 de Julho. 2008. P. 09

§ “Cultura Local e Cultura Global: as organizações num mundo globalizado”. Artigo publicado no site Copyleft da Pearson Education em 24 de Jun de 2008. Disponível em: http://www.copyleftpearson.com.br/artigo_detalhe_logado.aspx?id=93. Acessado em: 03/07/2008.

§ “A Qualidade nas Instituições de Ensino Superior”. Artigo publicado no site Copyleft da Pearson Education em 24 de Jun de 2008. Disponível em: http://www.copyleftpearson.com.br/artigo_detalhe_logado.aspx?id=92. Acessado em: 03/07/2008.

§ “Promoção de vendas”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 352 22 a 28 de Junho. 2008. P. 09

§ “Paper – o que é e como fazer”. Artigo publicado no site Copyleft da Pearson Education em 17 de Jun de 2008. Disponível em: http://www.copyleftpearson.com.br/artigo_detalhe_logado.aspx?id=54. Acessado em: 03/07/2008.

§ “Netiqueta – use e abuse”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 351 15 a 21 de Junho. 2008. P. 09

§ “E-mail – use com sabedoria e ética”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 350 08 a 14 de Junho. 2008. P. 09.

§ “Telemarketing: a venda ao pé do ouvido”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 349 01 a 07 de Junho. 2008. P. 09.

§ “Como escrever uma boa mala direta”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 348 25 a 30 de Maio. 2008. P. 09.

§ “Mala direta”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 347 18 a 24 de Maio. 2008. P. 09.

§ “Marketing direto no alvo”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 346 11 a 17 de Maio. 2008. P. 09.

§ “Salvem a propaganda”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 345 04 a 10 de Maio. 2008. P. 09.

§ “Propaganda para o setor de varejo”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 344 27 de Abr a 03 de Maio. 2008. P. 09.

§ “Propaganda, a alma do negócio”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 343 20 a 26 de Abr. 2008. P. 09.

§ “Como a propaganda exerce sua influência”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 342 13 a 19 de Abr. 2008. P. 09.

§ “Truques para aumentar as vendas”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 341 06 a 12 de Abr. 2008. P. 09.

§ “Empresa que não se comunica”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 340 03 de Mar a 05 de Abr. 2008. P. 09.

§ Paper – como fazer. Artigo publicado no site Markcomms. Disponível em: http://comunicacaomarketing.blogspot.com/. Acessado em 08 de Abr. de 2008.

§ “Sua empresa é o que ela faz”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 339 23 de Mar a 29 de Mar. 2008. P. 09.

§ “Praça ou ponto de distribuição”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 338 16 de Mar a 22 de Mar. 2008. P. 09.

§ “Formular o preço não tem preço”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 337 09 de Mar a 15 de Mar. 2008. P. 09.

§ “Como a marca marca?”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 336 02 de Mar a 08 de Mar. 2008. P. 09.

§ “Prestação de serviços é assim”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 335 24 de Fev a 01 de Mar. 2008. P. 09.

§ “Como nasce um produto”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 334 17 a 23 de Fev. 2008. P. 09.

§ “Como anda a vide de seus produtos”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 333 10 a 16 de Fev. 2008. P. 09.

§ “Como calcular o custo-benefício”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 332 03 a 09 de Fev. 2008. P. 09.

§ “Lançamentos – qual a aceitação?” - Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 331 27 de Jan a 02 de Fev. 2008. P. 09.

§ “Comprar ou deixar de comprar”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 330 19 a 26 de Jan. 2008. P. 09.

§ “Pesquisa em seis passos”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 329 16 a 22 de Jan. 2008. P. 09.

§ “Ferramentas de decisões”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIV. nº. 328 06 a 12 de Jan. 2008. P. 09.

§ “A moeda dos novos tempos”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 327 30 de Dez 2007 a 05 de Jan. 2008. P. 09.

§ “Valores da empresa X Necessidades dos clientes”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 326 23 a 29 de Dez. 2007. P. 09.

§ “Diferenciar no mercado”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 325 16 a 22 de Dez. 2007. P. 09.

§ “Clientes não compram produtos ou serviços”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 324 09 a 15 de Dez. 2007. P. 09.

§ “O marketing como filosofia de negócios”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1244. 11 de Dez. 2007. p.2

§ “Como utilizar a segmentação de mercado”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 323 02 a 08 de Dez. 2007. P. 09.

§ “Analisando seus concorrentes”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 322. 25 de Nov a 01 de Dez. 2007. P. 09.

§ Paper – O que é e como fazer. Disponível em: http://www.geocities.com/prodavid/paper.html. Publicado em 27 de Nov de 2007. Acessado em: 08 de Abr. de 2008.

§ “Pontos fortes e fracos da sua empresa”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 321. 18 a 24 de Nov. 2007. P. 09.

§ “Marketing e cultura – somos todos diferentes”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1207. 16 de Nov. 2007. http://www.jornalabcreporter.com.br/search.php?misc=search&subaction=showfull&id=1195216376&archive=&cnshow=news&ucat=3&start_from=&. Acessado em: 21 de Nov. de 2007.

§ “Marketing e cultura – somos todos diferentes”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1207. 16 de Nov. 2007. p.2

§ “Fazer sua empresa crescer no mercado”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 320. 11 a 17 de Nov. 2007. P. 09.

§ “Planejamento de marketing”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 319. 04 a 10 de Nov. 2007. P. 09.

§ “Planejando o marketing”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 318. 28 de Out a 03 de Nov. 2007. P. 09.

§ “As portas de entrada para o mercado global”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1217. 30 de Out. 2007. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/search.php?misc=search&subaction=showfull&id=1193740987&archive=&cnshow=news&ucat=3&start_from=&. Acessado em: 30 de Out de 2007.

§ “As portas de entrada para o mercado global”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1217. 30 de Out. 2007. p.2

§ “O marketing como filosofia de negócios”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 317. 21 a 27 de Out 2007. P. 9.

§ “Empresa Global: ser ou não ser, eis a questão”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1215. 24 de Out. 2007. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/economia.php?subaction=showfull&id=1193233048&archive=&start_from=&ucat=3&. Acessado em: 24 de Out. 2007.

§ “Empresa Global: ser ou não ser, eis a questão”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1215. 24 de Out. 2007. p.2

§ “Marketing e Cultura”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 316. 14 a 20 de Out 2007. P. 7.

§ “Mercado global: portas de entrada”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 314. 30 de Set a 06 de Out 2007. P. 7.

§ “Empresa global: ser ou não ser? Eis a questão”. Artigo publicado no site do Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Edição 313. Seção Economia. Disponível em: http://abcjornal.com/page14.php. Acessado em: 01 de Out de 2007.

§ “Empresa global: ser ou não ser? Eis a questão”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 313. 23 a 29 de Set. 2007. P. 7.

§ “Marketing: A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1189. 19 de Set. 2007. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/news.php?subaction=showfull&id=1190206028&archive=&start_from=&ucat=3&. Acessado em: 26 de set de 2007.

§ “Marketing: A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1189. 15 de Set. 2007.

§ “A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no site do Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 312. 16 a 22 de Set. 2007. Seção Economia. Disponível em: http://abcjornal.com/page13.php. Acessado em: 24 de set de 2007.

§ “A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 312. 16 a 22 de Set. 2007. P. 7.

§ “Marketing: prazer em conhecer”. Artigo publicado no site do Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 311. 09 a 15 de Set. 2007. Seção Economia. Disponível em: http://abcjornal.com/page13.php. Acessado em: 20 de set de 2007.

§ “Marketing: prazer em conhecer”. Artigo publicado no Jornal Giro ABC. São Caetano do Sul. Ano XIII. nº. 311. 09 a 15 de Set. 2007. P. 7.

§ “Marketing: o caminho do sucesso”. Artigo publicado no site do Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1182. 10 de Set. 2007. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/search.php?misc=search&subaction=showfull&id=1189430073&archive=&cnshow=news&ucat=3&start_from=&. Acessado em: 27 de set. 2007.

§ “Marketing: o caminho do sucesso”. Artigo publicado no Jornal ABC Repórter. São Caetano do Sul. Ano 10. nº. 1182. 07 de Set. 2007. P. 2.

§ “Os 15 pontos fundamentais para sua equipe de vendas ser campeã”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 03. nº. 50. Caderno Tecnologia & Comunicação. 26 de Jul. 2007. P. 4 A.

§ “Os 20 pontos críticos que você precisa trabalhar para sua empresa obter sucesso”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 03. nº. 49. Caderno Tecnologia & Comunicação. 12 de Jul. 2007. P. 4 A.

§ “Melhore os estudos com a leitura”. Artigo publicado na Revista In. São Paulo. Ano XIX, nº. 188. Jul. de 2007 . p. 60.

§ “Como tratar com clientes ignorantes”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 48. Caderno Tecnologia & Comunicação. 28 de Jun. 2007. P. 4 A.

§ “O que é marketing de relacionamento?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 47. Caderno Tecnologia & Comunicação. 14 de Jun. 2007. P. 4 A.

§ “Será que não há vida fora da internet?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 46. Caderno Tecnologia & Comunicação. 31 Maio. 2007. P. 4 A

§ “O valor da informação”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 45. Caderno Tecnologia & Comunicação. 17 de Mai. 2007. P. 4 A.

§ “A importância da boa estratégia”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 44. Caderno Tecnologia & Comunicação. 03 de Mai. 2007. P. 4 A.

§ “Marketing Pessoal: entrevista”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 43. Caderno Tecnologia & Comunicação. 19 de Abr. 2007. P. 4 A.

§ “Paper – o que é e como fazer.” Artigo publicado em meio eletrônico. Disponível em: http://jporfiro.spaces.live.com/blog/cns!AAE6C1C1F59A1C42!210.entry. Publicado em 18 de Abr. de 2007. Acessado em: 08 de Abr de 2008.

§ “Marketing Pessoal: Dinâmica de grupo”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 42. Caderno Tecnologia & Comunicação. 05 de Abr. 2007. P. 4 A.

§ “Merchandising: a ferramenta das várias possibilidades”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 41. Caderno Tecnologia & Comunicação. 22 de Mar. 2007. P. 4 A.

§ “Marketing Pessoal: como elaborar seu curriculum vitae ou carta de apresentação pessoal”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 40. Segundo caderno. 8 de Mar. 2007. P. 4 B.

§ “Marketing Pessoal: empregabilidade”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 39. Segundo caderno. 22 de Fev. 2007. P. 4 B.

§ “Promoção de vendas: a ferramenta de marketing que aumenta suas vendas rapidamente” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 38. Segundo caderno. 8 de Fev. 2007. P. 4 B.

§ “O básico para se realizar uma boa venda” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 37. Segundo caderno. 25 de Jan. 2007. P. 4 B.

§ “Ações de marketing no comércio às vésperas das folia”. Artigo publicado no Jornal Retrato. Nº 26. 26 de Jan. de 2007. p. 02.

§ “A qualidade nas instituições de ensino superior”. Artigo publicado na revista eletrônica Profissão Mestre. Disponível em: http://www.profissaomestre.com.br/smu/smu_vmat.php?s=501&vm_idmat=1458. Acessado em 10 de jan de 2007.

§ “A qualidade nas instituições de ensino superior”. Artigo publicado na revista Gestão Educacional. Curitiba. Novembro de 2006. p. 24 a 26.

§ “E-mail – use com sabedoria e ética” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 36. Segundo caderno. 21 de Dez. 2006. P. 4 B.

§ “Telemarketing – a venda ao pé do ouvido” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 35. Segundo caderno. 23 de Nov. 2006. P. 4 B.

§ “Como escrever uma boa mala direta” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 34. Segundo caderno. 09 de Nov. 2006. P. 4 B.

§ “Mala direta – você nas mãos de seus clientes” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 33. Segundo caderno. 19 de Out. 2006. P. 4 B.

§ “Direto no alvo” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 32. Segundo caderno. 05 de Out. 2006. P. 4 B.

§ “Salvem a propaganda: não deixem a alma do negócio virar alma penada” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 31. Segundo caderno. 21 de Set. 2006. P. 4 B.

§ “Propaganda para o setor de varejo” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 30. Segundo caderno. 07 de Set. 2006. P. 4 B.

§ “Propaganda, verdadeiramente a alma do negócio” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 29. Segundo caderno. 24 de Ago. 2006. P. 4 B.

§ “Como a propaganda exerce sua influência” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 28. Segundo caderno. 10 de Ago. 2006. P. 4 B.

§ “Implementando a qualidade nas instituições de ensino”. Artigo publicado na revista eletrônica Humus @ News. Edição nº 7 – julho de 2006. Disponível em: .

§ “Empresa que não se comunica bem se trumbica” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 27. Segundo caderno. 27 de Jul. 2006. P. 4 B.

§ “Truques para aumentar as vendas em sua loja” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 26. Segundo caderno. 13 de Jul. 2006. P. 4 B.

§ “Sua empresa é aquilo que ela faz” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 02. nº. 25. Segundo caderno. 29 de Jun. 2006. P. 4 B.

§ “A importância da praça ou ponto de distribuição” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 24. Segundo caderno. 08 de Jun. 2006. P. 4 B.

§ “Saber formular o preço não tem preço (2)” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 23. Segundo caderno. 01 de Jun. 2006. P. 4 B.

§ “Saber formular o preço não tem preço” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 22. Segundo caderno. 25 Maio. 2006. P. 4 B.

§ “Como a Marca marca?” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 21. Segundo caderno. 11 Maio. 2006. P. 4 B.

§ “Prestação de serviços é assim” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 20. Segundo caderno. 27 Abr. 2006. P. 4 B.

§ “Como nasce um produto?” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 19. Segundo caderno. 06 Abr. 2006. P. 4 B.

§ “Como anda a vida de seus produtos?” Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 18. Segundo caderno. 23 Mar. 2006. P. 4 B.

§ “Produto não é apenas o que você pensa...”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 17. Segundo caderno. 09 Mar. 2006. P. 4 B.

§ “Como calcular o custo benefício?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 16. Segundo caderno. 23 Fev. 2006. P. 4 B.

§ “Novos produtos: por que alguns são aceitos mais rapidamente do que outros?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 15. Segundo caderno. 09 Fev. 2006. P. 4 B.

§ “Comportamento do consumidor: por que as pessoas compram ou deixam de comprar meu produto?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 14. Segundo caderno. 26 Jan. 2006. P. 4 B.

§ “Pesquisa a ferramenta dos tomadores de decisão”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 13. Segundo caderno. 22 Dez. 2005. P. 4 B.

§ “A moeda dos novos tempos”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 12. Segundo caderno. 08 Dez. 2005. P. 4 B.

§ “Valores da empresa versus necessidades dos clientes”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 11. Segundo caderno. 24 Nov. 2005. P. 4 B.

§ “Como você diferencia seu produto e sua empresa?”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 10. Segundo caderno. 10 Nov. 2005. P. 4 B.

§ “O que é segmentação de mercado”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 09. Segundo caderno. 20 Out. 2005. P. 4 B.

§ “Comparando sua empresa com a de seu concorrente”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 08. Segundo caderno. 06 Out. 2005. P. 4 B.

§ “Como fazer sua empresa crescer no mercado”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 07. Segundo caderno. 22 Set. 2005. P. 4 B.

§ “A importância do planejamento de marketing na organização”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 06. Segundo caderno. 08 Set. 2005. P. 4 B.

§ “Implantando a filosofia de marketing na sua empresa”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 05. Segundo caderno. 25 Ago. 2005. P. 4 B.

§ “As incríveis diferenças das culturas”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 04. Segundo caderno. 11 Ago. 2005. P. 4 B.

§ “Empresa global: ser ou não ser, eis a questão!”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 03. Segundo caderno. 29 jul. 2005. P. 4 B.

§ “A importância da análise ambiental”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 02. Segundo caderno. 14 jul. 2005 P. 4 B.

§ “Marketing: o caminho do sucesso”. Artigo publicado no Jornal Viva Cidade. São Paulo. Ano 01. nº. 01. Segundo caderno. 30 jun. 2005. P. 4 B.

§ “Responsabilidade Social – O papel da indústria farmacêutica e dos profissionais de saúde”. Artigo publicado no Jornal Voz do Bairro. São Paulo. Ano 50 . N.º 1297. 10 de Jun/2003. P. 4.

§ “Futebol: benefício ou malefício à sociedade?”. Artigo publicado no Jornal Estadao.com.br. Seção Artigo do Leitor. Disponível em: .

§ “Futebol: Benefício ou Malefício à sociedade?”. Artigo publicado no Jornal Voz do Bairro. São Paulo. Ano 49 Nos 1287 e 1288. 23 de Fev. e 2 de Mar. 2003. P. 2.

§ “Aprovada ou reprovada no teste da qualidade?” Artigo publicado na Revista IN. São Paulo. Ano XIV. N.º 134. Nov/2002. P. 16 e 18.

§ “Você se considera uma pessoa culta?” Artigo publicado na Revista IN on line. Seção Turismo – subseção dicas de viagens. Disponível em: . Acessado em: 5 nov. 2002.

§ “Você se considera uma pessoa de cultura?” Artigo publicado na Revista IN. São Paulo. Ano XIV. N.º 133. Out/2002. P. 9.

§ “Vale a pena passear nos parques de diversões de São Paulo?” Artigo publicado no Jornal Voz do Bairro. São Paulo. Ano 49 . N.º 1263. 07 a 13 de Jul/2002. P. 2.

§ “A sub-cultura como fator influenciador nas diferenças culturais organizacionais”. CPPG – Jornal do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFMU – São Paulo. Ano VI. nº28. 7/2000. Primeira página.



PRODUÇÕES – ENTREVISTAS

§ “Você tem medo de hipnose?”. Entrevista concedida à Revista Vou Ler. Maio de 2012. 1ª Edição – Ano 1. P.6.


§ “Programação Neurolinguística e Hipnose”. Entrevista concedida à emissora de TV EcoTV no programa TV Sindicalismo e Cidadania. Canal 9 da NET. Gravado em 24/04/2012. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ASjSHBRSynA

§ "O que são Mensagens subliminares?". Entrevista concedida ao canal por internet AllTV em 26 de abril de 2010. Disponíveis em: http://vimeo.com/11244475 e http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5953

§ “Prof. Sergio Enrique Faria: de Marketeiro a Hipnólogo”. Entrevista publicada no Jornal VivaCidade, Seção Intimidade Dez. Edição 104. Ano 04. Pág. 18. 08 de Out de 2009.

§ “Prof. Sergio Enrique Faria: de Marketeiro a Hipnólogo”. Entrevista publicada no Jornal Eletrônico VivaCidade, Seção Intimidade Dez. Edição 104. Ano 04. Pág. 18. 08 de Out de 2009. Disponível em: http://www.jornalvivacidade.com.br/104.pdf

§ “Dez dicas para sobreviver no mercado educacional”. Entrevista publicada no Blog de Comunicação Educacional “Apontador”. Acesso 23 de jul. de 2007. Disponível em: http://educacional.blog.com/S%C3%A9rgio+Enrique+Faria/.

§ “Quem não se comunica... se trumbica. IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no site de notícias da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga -SP – FAIBI. Acesso em 19 de mar de 2007. Disponível em: http://www.faibi.com.br/noticias/2007/03/02.htm.

§ “Quem não se comunica... se trumbica. IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no site do portal Educação em Revista - de Magno Maranhão - Acesso em 19 de mar de 2007. Disponível em: http://www.magnomaranhao.pro.br/noticias/noticias_09032007.html.

§ “IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no site do portal do SEINEPE - MT – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior de Mato Grosso. Publicação em 10 de mar de 2007. Disponível em: http://www.sinepe-mt.org.br/noticias/index.php?PaginaAtual=144&Sort=&Mod=&Valor=&Id=780&

§ “Quem não se comunica se trumbica. - As IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no site do portal do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Publicação em 08 de mar de 2007. Disponível em: http://www.semesp.org.br/portal/index.php?p=noticias&pubnoticias_secao=22&PHPSESSID=2854049bbada6395986ca2a2964adb1e&pubnoticias_do=artigo&pubnoticias_artigo=8031&pubnoticias_pg=0&PHPSESSID=2854049bbada6395986ca2a2964adb1e.

§ “10 pontos de comunicação para as instituições de ensino”. Entrevista publicada no informativo eletrônico C3livros. Publicação em 06 de mar de 2007. Disponível em: http://209.85.165.104/search?q=cache:HzAMQZbxCv8J:www.c3livros.com.br/informativo/+%22sergio+enrique+faria%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=29&gl=br&lr=lang_pt.

§ “Quem não se comunica... se trumbica.” Entrevista publicada no informativo eletrônico da ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Publicado em 06/03/2007. Disponível em: http://www.angrad.org.br/novidades/quem_nao_se_comunica_se_trumbica/158/

§ “As IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no boletim eletrônico CM News. Consultoria de administração. Publicação em 02 de mar de 2007. Disponível em: http://news.cmconsultoria.com.br/index.php?data_busca=02/03/2007&cmbMes=03&cmbAno=2007

§ “Quem não se comunica se trumbica. - IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista publicada no boletim eletrônico Clip Clap - Serviço de Clip eletrônico. Publicação em 01 de mar de 2007. Disponível em: http://www.clipclap.com.br/Integra.aspx?jornalid=83&id=100210 .

§ “Quem não se comunica se trumbica. - As IES investem pesado no marketing educacional”. Entrevista concedida a Silvia Angerami e publicada no site do portal de educação Universia Brasil. Publicação em mar de 2007. Disponível em: http://www.universiabrasil.net/materia/imprimir.jsp?id=13348 .

§ “Prepare-se para uma seleção”. Entrevista publicada no Jornal do Brasília – Colégio e Faculdade Brasília da São Paulo. Ano3. N.18. Out/Nov/Dez/2001. P. 9

§ “Como elaborar um currículo da maneira correta”. Entrevista veiculada na Rádio Imprensa FM 102,5 em Dezembro de 2001.

§ “Como manter a sua empregabilidade”. Entrevista veiculada na Rádio Imprensa FM 102,5 em Dez de 2001.



CITAÇÕES EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO, LIVROS, ARTIGOS ETC

§ JBCC – Jornal Brasileiro de Ciêcias da Comunicação On Line. Mestre pela Metodista lança livro sobre marketing na comunicação. Disponível em: http://www2.metodista.br:80/unesco/jbcc/jbcc_mensal/jbcc_2008_junho/gsb1.htm. Acessado em: 03 de jul de 2008.

§ Jornal Repórter Diário On Line. Caderno Educação. El Shadai realiza feira de profissões. Propaganda e Marketing com o professor Sergio Enrique Faria. Disponível em: .

§ Jornal São Camilo Educação On Line – Educação em Foco. Qualidade e Avaliação. (nas IES). Disponível em: http://www.saocamilo.br/jornalsaocamilo_online/educacao_foco.html. Acessado em: 19 de mar. de 2007.

§ SEMESP – notícias - instituições – Professor da Faenac participa de congresso sobre gestão educacional. Disponível em: http://www.semesp.org.br/portal/index.php?p=noticias&pubnoticias_secao=24&pubnoticias_do=artigo&pubnoticias_artigo=4942&pubnoticias_pg=1. Acessado em 04 de abr. de 2006.

§ Jornal Eletrônico FAENAC - Prof. Sergio Enrique participará do IV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional. São Caetano do Sul. Disponível em: http://www.faenac.edu.br/com_noticias.asp?IdNoticia=442. Acessado em: 21 de mar de 2006.

§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 8, N. 279. São Paulo. Brasil - ISSN 1806-2784 – fev. de 2006. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/jbcc/jbcc_mensal/jbcc279/jbcc_grupo_sergio_faria.htm.

§ Marketing Educacional – ferramentas de gestão para instituições de ensino (livro) – Citado pelos autores Marcos Cobra e Ryon Braga na introdução. P.7. São Paulo: Cobra Editora, 2004. ISBN: 858553640-3.

§ INTERCOM 2004 – XVII Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Citado na seção de temas livres, no trabalho “A publicidade nas Instituições de Ensino Superior do Alto e Médio Vale do Itajaí.”, pelos autores Jean G. Caetano e Roberta Del-Vecho O. e Silva. Disponível em: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/16904/1/R0461-2.pdf. Acessado em: 02 de out de 2004.

§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 7, N. 268. São Paulo. Brasil - ISSN 1806-2784 – fev. de 2006. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/jbcc/jbcc_mensal/jbcc279/jbcc_grupo_sergio_faria.htm.

§ Revista IN – “Professor comendador”. Publicado no nº 142. Ago/03 Ano XV. P. 33. Disponível também em: http://www.revista/in.com.br/.

§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 5, N. 223. São Paulo. Brasil - ISSN 1806-2784 – 27 de junho de 2003. Disponível em: http://www.metodista.br/unesco/JBCC/jbcc223.htm.

§ Jornal Metodista Ciência. Seção pós-graduação/mestrado. “Marketing das IES não se sustenta sem qualidade”. Acessado em 11 abr. 2003. Disponível em: .

§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 5, N. 204 - São Paulo, Brasil – ISSN 1806-2784 -14 de fevereiro de 2003. Disponível em: http://www.metodista.br/unesco/JBCC/jbcc204.htm.

§ Jornal online Oboré. Últimas notícias. “Como se dá o gosto a partir do consumidor”. Acessado em 08 fev. 2002. Disponível em: .

§ Jornal InFoco. Informativo da Faculdade Brasília de São Paulo – “Mc Donald’s conta o segredo do sucesso aos alunos da Faculdade Brasília”. Dez/jan/fev 2001/2002.

§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 4, N. 152 - São Paulo, Brasil – ISSN 1806-2784 -9 de novembro de 2001. Disponível em: .

§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação - JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 4, N. 147 - São Paulo, Brasil – ISSN 1806-2784 - de outubro de 2001. Disponível em: .

§ Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação – JBCC. Grupo São Bernardo em ação. Ano 3, N. 106 - São Paulo, Brasil – ISSN 1806-2784 - de novembro de 2000. Disponível em: .

§ Jornal da Universidade São Judas Tadeu. “São Judas será estudada por ex-aluno”. Ano X. nº 86. Out. 2000. p.8.



ORIENTAÇÕES DE TRABALHOS

§ Graduação em administração – Monografia: "Twitter e as empresas” Alunos: Anderson Alencar, Kleber Covino, Renato Rocha, Richard Gisolde, Wender Rezende e Sheyla Freire. Faculdade Anhanguera de São Caetano– Setembro de 2012. 


§Graduação em administração – Monografia: “A força de uma marca”. Alunos: Eder de O. Santos, Giovane Lourençone, Luis F. dos S. Andreassa e Tiago Capelasso.  Faculdade Anhanguera de São Caetano– Junho de 2011.

§ Graduação em administração – Monografia: “Vendas coletivas”. Alunos: Alane D. S. Maciel, Andéia da Silva C. Cadenasse, Fabiana R. S. Santos, Letícia Emília Benedito, Luciano A. Ferreira e Tammy K. de Oliveira. Faculdade Anhanguera de São Caetano– Junho de 2011.
§Graduação em administração com ênfase em marketing. "O e-commerce como ferramenta de compra para os consumidores da classe C". Alunos: Carlos E. Marília; Danúbia B. Rocha; Érica P. Boteon; Fábio Pagliarani; Luciano J. Sobral; Nathália L. Gumieri e Paula F. de Alencar. Anhanguera Educacional. Dezembro de 2010.

§ Graduação em administração geral – Monografia: “A influência da embalagem na compra de mamadeiras”. Alunos: Amanda G. Girão, Ana Paula Heitor, Danielle Levote, Miriã de S. Pires, Raphaela C. S. Navarro, Raquel D. de Moraes e Sheila M. Duarte. FAENAC – dezembro de 2009.

§ Graduação em administração geral – Monografia: “Google: estudo sobre as estratégias de marketing do endereço eletrônico de busca para atingir a liderança e ampliar a participação no mercado”. Alunos: Amanda A. Bessi, Danthara D. da Cruz, Luana C. Prado, Luciana da S. Nascimento, Paula P. Luis e Tatiana A. Rodrigues. FAENAC – dezembro de 2009.

§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: Marcas próprias: uma estratégia de diferenciação no verejo de supermercado. Aluno: Franz Zimmerhansl. FAENAC – 22 de Dez. 2008.

§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: O serviço de telemarketing da Ford na visão de seus clientes. Aluno: Mouzart da Silva Betini. FAENAC – 18 de Dez. 2008.

§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: A importância da comunicação interna para as organizações. Aluno: Rogério Pradelli. FAENAC – 08 de Dez. 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: Reposicionamento: a trajetória de sucesso de uma marca de chinelos brasileira. Alunos: Adriano T. Marques; Fernando Cesar S. Lima; Patrícia Rosa; Vanessa M. G. da Silva. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: Os tipos de embalagem como fator influenciador na compra de molho de tomate. Alunos: Anderson F. Paiva; Cristiane R. Sobral; Edinara Ieda dos Santos; Fabíola da S. Lisboa; Gerson Antônio K. Junior; Nidia G. Graham. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: Comércio eletrônico como estratégia de marketing e vendas. Alunos: Aline C. de Miranda; Ana Paula S. Rampasso; Andréia O. Freitas; Karen Renata B. de Souza. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: Identificação de novos negócios no mercado. Alunos: Allan S. dos Reis; Antônio C. de Oliveira; Bruno Naville; Ewerton P.Tomasetti; Luciano Valdemarin e Willian Lewaschiw. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 01 de Dez de 2007.

§ Graduação em administração geral – Monografia: “A mídia de banheiro como opção de mídia indoor”. Alunos: Aline Betti; Andréia F. Santos; Elaine C. Dardin; Thiago I. Oliveira; Viviane F. Santos; Vlanis R. Moraes. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.

§ Graduação em administração geral – Monografia: “Blimp Ventura – O dirigível com mídia alternativa”. Alunos: Ana Paula Mostaço; Danielle Borges; Julio C. Carmo; Lívia Parrella; Paulo C. Farias; Welington Pires. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Merchandising nos programas de auditório de maior audiência: Domingão do Faustão e Domingo Legal”. Alunos: Carlos C. Serafin; Daiane Horn; Kátia Korzeniewski; Pámela Yuri; Paulo Chacon e Sabina Marco. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Vantagens do atendimento telefônico nas agências do Banco Bradesco S.A.” Alunos: Aline da S. Pivato; Daniela Ap. Bueno; Leonardo C. Monteiro; Paloma L. Santos; Raquel Vera T. de Siena . FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 09 de Dez de 2006.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “O telemarketing e o processo de fidelização de clientes.” Alunos: Liliane Ariça Fioriti; Priscila Fonseca Todisquini. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 09 de Dez de 2006.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Desenvolvimento social no varejo.” Alunos: Alberto A. Pinto, Gisele M. Souza, Julio C. S. Rodrigueiro, Marcelo H. Cavalcante, Ronaldo V. da Silva. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Dez de 2005.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “O mundo do franchising” Alunos: Cleber M. de Souza, Daniele A. Radin, Elcio M. Rodrigues, Fernanda de Campos, Kátia Perreti. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 08 de Dez de 2005.


PARTICIPAÇÕES EM BANCAS

§ Graduação em administração – Monografia: Twitter e as empresas” Alunos: Anderson Alencar, Kleber Covino, Renato Rocha, Richard Gisolde, Wender Rezende e Sheyla Freire. Faculdade Anhanguera de São Caetano– Setembro de 2012. 


§  Graduação em administração – Monografia: “A força de uma marca”. Alunos: Eder de O. Santos, Giovane Lourençone, Luis F. dos S. Andreassa e Tiago Capelasso. Faculdade Anhanguera de São Caetano– Junho de 2011.

§ Graduação em administração – Monografia: “Marketing Infantil”. Alunos: Bruna O. de Almeida, Flávia marzano, Kelly da S. B. Guariento e Marcelo do Carmo. Faculdade Anhanguera de São Caetano– Junho de 2011.

§ Graduação em administração – Monografia: “Posicionamentro da marca através dos jingles”. Alunos: Danieli B. Fortunato, Meriele S. B. Bittencourt, Nelson K. Arimura, Rafael Clerici e Vanessa Buratto. Faculdade Anhanguera de São Caetano– Junho de 2011.

§ Graduação em administração - Monografia: "Estratégias de comunicação do movimento de renovação carismática católica perante o público jovem". Alunos: Fernanda Zanetti; Gabriela Furtado; Gisele de Jesus de L. Francisco; Karin C. da Silveira e Pâmela Eg G. Rodrigues. Anhanguera Educacional. Dezembro de 2010.

§ Graduação em administração com ênfase em marketing - Monografia: "Marketing experimental e a influência do marketing olfativo no mabiente varejista". Alunos: Fernanda Alves; Nara Stanganelli e Seli Flauzino. Anhanguera Educacional. unho de 2010.

§ Graduação em administração com ênfase em comércio exterior - Monografia: "Empresas importadoras que trabalham com marca própria no Brasil". Alunos: Cindy R. Galves; Mariane L. Silva e Michele Monfardini. Anhanguera Educacional. Junho de 2010.

§ Graduação em administração com ênfase em marketing - Monografia: "Fortalecimento da marca através do patrocínio esportivo no futebol". Alunos: Amanda M. de Jesus; Carlos Eli da S. Jr.; Marineide de F. O. Conrado; Pamela de C. Oliveira; Tiago F. B. Ferreira e anessa Machado. Anhanguera Educacional. Junho de 2010.

§ Graduação em administração geral – Monografia: “A influência da embalagem na compra de mamadeiras”. Alunos: Amanda G. Girão, Ana Paula Heitor, Danielle Levote, Miriã de S. Pires, Raphaela C. S. Navarro, Raquel D. de Moraes e Sheila M. Duarte. FAENAC – dezembro de 2009.

§ Graduação em administração geral – Monografia: “Google: estudo sobre as estratégias de marketing do endereço eletrônico de busca para atingir a liderança e ampliar a participação no mercado”. Alunos: Amanda A. Bessi, Danthara D. da Cruz, Luana C. Prado, Luciana da S. Nascimento, Paula P. Luis e Tatiana A. Rodrigues. FAENAC – dezembro de 2009.

§ Graduação em Administração com ênfase em marketing – Monografia: “Marketing Esportivo no Futebol: transformando uma marca em paixão”. Alunos: Ana Paula Oliveira, Carlos Eduardo Valim e Marcela Barbosa do Carmo. FAENAC – dezembro de 2009.

§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: Marcas próprias: uma estratégia de diferenciação no verejo de supermercado. Aluno: Franz Zimmerhansl. FAENAC – 22 de Dez. 2008

§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: O serviço de telemarketing da Ford na visão de seus clientes. Aluno: Mouzart da Silva Betini. FAENAC – 18 de Dez. 2008.

§ Pós-Graduação em Gestão empresarial– Monografia: A importância da comunicação interna para as organizações. Aluno: Rogério Pradelli. FAENAC – 08 de Dez. 2008.

§ Pós-graduação em Administração – “Cadeia de suprimentos: deficiências na empresa”. Aluno: Fábio José Cunha. FAENAC/Anhanguera. 15 de setembro de 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: Reposicionamento: a trejetória de sucesso de uma marca de chinelos brasileira. Alunos: Adriano T. Marques; Fernando Cesar S. Lima; Patrícia Rosa; Vanessa M. G. da Silva. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: Os tipos de embalagem como fator influenciador na compra de molho de tomate. Alunos: Anderson F. Paiva; Cristiane R. Sobral; Edinara Ieda dos S. Santos; Fabíola da S. Lisboa; Gerson Antônio K. Junior; Nidia G. Graham. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: Comércio eletrônico como estratégia de marketing e vendas. Alunos: Aline C. de Miranda; Ana Paula S. Rampasso; Andréia O. Freitas; Karen Renata B. de Souza. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: A automação no atendimento bancário e os impactos causados no relacionamento com os clientes. Alunos: Amanda N. Lessa; Camila Vieira L. de Almeida; Carla S. Mendes; Érika Panfilo; João Paulo M. dos Santos; Miriam D. Martim FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Jun de 2008.

§ Graduação em administração geral – Monografia: Identificação de novos negócios no mercado. Alunos: Allan S. dos Reis; Antônio C. de Oliveira; Bruno Naville; Ewerton P.Tomasetti; Luciano Valdemarin e Willian Lewaschiw. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 01 de Dez de 2007.

§ Graduação em administração geral – Monografia: “A mídia de banheiro como opção de mídia indoor”.Alunos: Aline Betti; Andréia F. Santos; Elaine C. Dardin; Thiago I. Oliveira; Viviane F. Santos; Vlanis R. Moraes. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.

§ Graduação em administração geral – Monografia: “Blimp Ventura – O dirigível com mídia alternativa”.Alunos: Ana Paula Mostaço; Danielle Borges; Julio C. Carmo; Lívia Parrella; Paulo C. Farias; Welington Pires. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Merchandising nos programas de auditório de maior audiência: Domingão do Faustão e Domingo Legal”.Alunos: Carlos C. Serafin; Daiane Horn; Kátia Korzeniewski; Pámela Yuri; Paulo Chacon e Sabina Marco. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 23 de Jun. de 2007.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Vantagens do atendimento telefônico nas agências do Banco Bradesco S.A.”Alunos: Aline da S. Pivato; Daniela Ap. Bueno; Leonardo C. Monteiro; Paloma L. Santos; Raquel Vera T. de Siena . FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 09 de Dez de 2006.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “O telemarketing e o processo de fidelização de clientes.”Alunos: Liliane Ariça Fioriti; Priscila Fonseca Todisquini. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 09 de Dez de 2006.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “Desenvolvimento social no varejo.”Alunos: Alberto A. Pinto, Gisele M. Souza, Julio C. S. Rodrigueiro, Marcelo H. Cavalcante, Ronaldo V. da Silva. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 14 de Dez de 2005.

§ Graduação em administração em marketing – Monografia: “O mundo do franchising”Alunos: Cleber M. de Souza, Daniele A. Radin, Elcio M. Rodrigues, Fernanda de Campos, Kátia Perreti. FAENAC – Faculdade Editora Nacional. 08 de Dez de 2005.

§ Pós-graduação (lato sensu) em Planejamento Estratégico em Comunicação. Monografia: “Estudo do mercado industrial – diferenciação existente entre o marketing industrial e o marketing de consumo”. Aluno: Fábio Ragoneti de Moraes. UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. 28 de jun. de 2003.

§ Festival Interno de Propaganda 2000. Escola Santa Izildinha. (colégio técnico) Nov. de 2000.


PRÊMIOS E HOMENAGENS

§ Cruz da Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”, grau de Comendador. Indicação feita pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. São Paulo, 11 de jul. de 2003.

§ Honra ao Mérito – Distinção oferecida pelo Ministério do Exército por excelentes serviços e modelar comportamento. São Paulo, 27 de jan. de 1989.


Currículo atualizado em 22 de abril de 2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Ele será analisado, aprovado e publicado.