Saiba como funciona a Terapia com Hipnose

Sergio Enrique Faria
Hipnose

Hipnose



O termo Hipnose vem do grego “Hipnos” – Deus grego do Sono. Na história da hipnose, quando o James Braid batizou o termo “Hipnose”, o conhecimento que se tinha na época é que era uma espécie de sono que podia ser induzido. Hoje se sabe que a hipnose não se trata de sono e sim de um estado alterado de consciência.

De acordo com a Enciclopédia de Programação Neurolinguística, "Hipnose é a arte e a ciência de usar padrões verbais e não-verbais de comunicação para ajudar um indivíduo a entrar em estados de Consciência Alterada". Esse estado é gerado por uma modificação gradual da atenção, que pode ser gerado por fatores externos ou pelo direcionamento dado pelo hipnólogo durante a comunicação.

Hipnose é quando você está tão focado naquilo que acontece que não consegue notar, ouvir ou perceber outra coisa.

O estado alterado de consciência, gerado pela hipnose é conhecido também como transe hipnótico, ou simplesmente transe. É algo tão normal que o termo “transe” está em nosso vocabulário cotidiano e em nossas conversas. Eventualmente ouvimos frases do tipo: “essa música me deixa em transe” ou “fiquei hipnotizado por aquela garota…”.

Bons contadores de história são bons hipnotizadores. Quando um contador de história começa a contar uma nova história, muitas vezes nos vemos imaginando a história, sentindo pelos personagens, visualizando o que os personagens estão visualizando. Muitas vezes entramos em transe ouvindo as músicas que gostamos. Estamos em transe.

Sendo assim, a hipnose é um conjunto de técnicas que permite com que entremos nesse estado de transe. Mas nem sempre entramos em transe através da hipnose, pois como foi possível perceber, no nosso dia-a-dia, entramos em transe constantemente: quando estamos completamente apaixonados por alguém, altamente concentrado em uma música, ou até mesmo quando estamos dirigindo concentrado em um pensamento que nem percebemos como chegamos no nosso destino e qual caminho pegamos.

Nesse estado de transe, com a ajuda de um hipnoterapeuta, é possível manter-se nele por mais tempo. É um estado de alta concentração, e por isso, é possível realizar mudanças internas positivas, eliminar dores, relembrar informações a muito esquecidas.



Muitas pessoas tem medo de realizar hipnose e entrar nesse transe hipnótico porque acreditam que o hipnoterapeuta vai “entrar na mente” dela e ler seus pensamentos, ou vai ser “dona” dela e ela será sua escrava, ou até mesmo que poderá entrar em transe e nunca mais acordar.

Tudo isso faz parte de um conjunto de mitos sobre a hipnose. Nada disso ocorre. O estado de transe é um estado natural, que ocorre todos os dias conosco, e que através das técnicas de hipnose é possível utilizar esse estado para várias mudanças positivas. É algo que não precisa nem se deve temer. Mas sim, apreciar, praticar e curtir sempre que possível.

Para que serve a Hipnose?

Uma dúvida muito comum quando o tema da conversa é hipnose é sobre para que ela serve afinal. Claro, é preciso antes conhecer um pouco sobre a hipnose, saber o que é a hipnose, para assim, compreender melhor sua finalidade.

A hipnose e hipnoterapia não possuem conotação espiritual ou religiosa.

Hipnoterapia – A hipnose como ferramenta terapêutica

A hipnose tem como finalidade propriamente dita a terapia. O bem-estar de alguém que precisa de ajuda e procura um terapeuta para encontrar uma solução, encontrar ajuda. Nesse sentido, a hipnose é como uma caixa de ferramentas.

Na hipnoterapia você não dorme, as técnicas usadas são de relaxamento, respiração, imaginação ativa e, quando necessário, regressão.

A hipnose pode ter um resultado ainda melhor se combinada com as técnicas da PNL. Veja conheça mais sobre a PNL – Programação Neurolinguística em meu blog!A Hipnose é uma caixa de ferramenta. Alguns defendem que ela serve para tudo. Tratar desde fobias até câncer e outras doenças graves. Pensar na hipnose como uma panacéia parece ser perigoso, se não for feito, é claro, com o acompanhamento profissional adequado. Sem dúvida a hipnose é benéfica para pessoas que passam por tratamento contra o câncer, pois essas pessoas encontram-se emocionalmente instáveis, e utilizar a hipnose em conjunto com o tratamento pode sim trazer excelentes resultados, acelerando a cura, por exemplo.

Outros defendem que a hipnose deve ser escolhida como ferramenta de trabalho a depender do caso e do paciente. Muitas vezes é de fato melhor partir para outras técnicas terapêuticas do que tentar com a hipnose. Como defende Richard Bandler, um dos criadores da PNL, o que importa para o terapeuta é ter opções e criatividade. Saber o que usar e quando usar. Achar que uma coisa serve para tudo é não ter opções e muito menos criatividade.

Como ferramenta terapêutica, a hipnose tem tido muito sucesso, principalmente em casos de traumas, fobias, abandono de vícios como bebidas e cigarros, motivação, entre outras dificuldades psicológicas comum da nossa sociedade moderna.

Também é possível ver o uso da hipnose em odontologia para a realização de pequenas cirurgias sem o uso da anestesia, atendimento de pacientes que tem medo da “maquininha” do dentista, entre outros casos. Na medicina, além do uso terapêutico, se utiliza a hipnose por exemplo, em pacientes claustrofóbicos que não conseguem entrar numa máquina de ressonância magnética. Também em casos cirúrgicos, alívio de dores crônicas e outras dores como dor de cabeça, dores musculares…

A grande vantagem da hipnose como ferramenta terapêutica, em alguns casos como fobias, ataques de pânico, abandono de vícios, e outras, em relação à outras técnicas terapêuticas é que a hipnose tem conseguido a solução em um número de sessões muito menor do que terapias tradicionais. O período de duração dos tratamentos varia de acordo com os casos e com as características de cada indivíduo. Os progressos geralmente são vistos logo nas primeiras sessões. Em geral, um hipnoterapeuta normalmente termina seu tratamento em menos de dez sessões.

Hipnose e PNL


Outros usos da Hipnose

Além do uso terapêutico, a hipnose também é utilizada para outros fins. Em alguns paises, a hipnose é utilizada pela justiça, através da hipnose forense, onde se busca informações sobre um crime através da regressão e busca de informação na memória das vítimas ou testemunhas.

E há também a Hipnose de Palco, na qual a hipnose é utilizada como uma excelente ferramenta de entretenimento e diversão. Veja aqui no blog em meus vídeos de hipnose.


Hipnose
Prof. Sergio Enrique realizando hipnose de palco

Uma coisa é certa: A hipnose não serve para fazer com que o hipnólogo tenha controle total sobre o sujeito hipnotizado. Afinal, se fosse assim, todo hipnólogo seria milionário, não acha?


Regressão

É um processo induzido ou não que permite relembrar, compreender e integrar experiências marcantes vividas pela pessoa. Através de diferentes técnicas pode-se acessar fatos ocorridos durante a vida adulta, a adolescência, a infância, o nascimento, a vida intra-uterina e, até mesmo experiências ocorridas em outras vivências que ainda afetam o dia a dia.

A regressão pode ser realizada para investigar traumas, medos repressões, culpas e eventos mal resolvidos no passado que fazem com que você sinta-se reprimido e limitado na sua vida atual.


Resultados já obtidos com a PNL e Hipnose


Os inúmeros modelos de PNL e Hipnose desenvolvidos até o momento permitiram tratar com sucesso:

• Medos, Fobias e Traumas (altura, animais, lugares fechados, agulhas etc)
• Ansiedade
• Insegurança
• Dificuldades para falar em público
• Excesso de peso, falta de peso e distúrbios alimentares
• Cansaço e falta de energia
• Tristezas, perdas e luto
• Depressão
• Dores nas costas
• Falta de sono
• Mal estar generalizado
• Mudanças constantes de humor
• Problemas de relacionamento (terapia de casal)
• Estresse
• Excesso de ciúmes
• Paixonites e dificuldades para esquecer alguém (ex-namorado, ex-marido etc)
• Anorgasmia
• Dificuldades de concentração e de memorização
• Comportamentos indesejados e vícios
• Problemas não diagnosticados
• Outras situações de fundo emocional



Veja nos meus vídeos de hipnose, exemplos de uso para memória, cirurgias etc.

Com a abordagem e estratégias da PNL, você passa por um processo terapêutico breve, prático, focado em seus problemas, e alcança seus objetivos, pessoais ou profissionais, com excelentes resultados.

O tempo de tratamento das terapias com PNL e Hipnose varia de acordo com a pessoa e o que se deseja tratar, mas ao contrário de outras técnicas, costuma ser muito rápida.

Para se ter uma ideia, uma análise publicada na revista American Health Magazine, elaborada pelo psicólogo americano Alfred A. Barrios, Ph.D., revelou as seguintes percentagens de recuperação em pacientes que se submeteram a três diferentes formas de terapia:

• Psicanálise: 38% de recuperação após 600 sessões;
• Terapia Comportamental: 72% de recuperação após 22 sessões;
• Hipnoterapia: 93% de recuperação após 6 sessões (cerca de 1 mês e meio).

Hipnose com PNL


Dúvidas mais frequentes e suas respostas

O que se sente quando se é hipnotizado?

A maioria dos pacientes diz sentir uma maravilhosa sensação de relaxamento físico e mental. A maior parte dos exercícios e feita num estado de transe leve, em que a pessoa apenas fecha os olhos, relaxa e visualiza. À medida que se vai sentindo mais confortável com a técnica e com o terapeuta, a experiência de transe tende a ser mais profunda e relaxante.

Todas as pessoas conseguem ser hipnotizadas?

Em princípio, se não existir qualquer perturbação psíquica ou deficiência cognitiva, qualquer pessoa é capaz de relaxar física e mentalmente, podendo ser convidada a visualisar e entrar num estado mais profundo de relaxamento.

E se o hipnoterapeuta morrer durante o transe ou hipnose? Existe a possibilidade de ficar preso no estado de transe e não acordar mais?

Espero sinceramente que isso não ocorra! Neste caso podem ocorrer duas possibilidades: Ou o paciente volta do transe/hipnose sozinho, ou ele pode adormecer e cordar sentindo-se extremamente relaxado.

Vou me lembrar de tudo o que se passou durante o transe?

Sim. A maior parte das pessoas fica surpreendida pelo fato de se lembrarem do que aconteceu durante a consulta. Lembre-se que o transe hipnótico é somente um estado de consciência alterado, durante o qual está sempre consciente relativamente a tudo o que se passa e que é dito.

Existe perda de controle por parte do paciente durante o estado hipnótico?

Não. Ninguém o pode hipnotizar contra a sua vontade, assim como não pode ser forçado a fazer ou dizer algo que não queira. Tem a liberdade de rejeitar quaisquer sugestões a qualquer momento, durante a sessão.

O fato de eu ser hipnotizável ou sugestionável é indício de que sou uma pessoa fraca de vontade?

Muito pelo contrário, quanto mais seguro de si se sentir, melhor funcionará todo o processo. A hipnose não é um jogo de vontades ou de dominação, enquanto operador a pessoa aceita-me com seu co-piloto numa série de exercícios. Você estará sempre ao volante e em controle.

O que é Regressão?

Na regressão o indivíduo revive o passado, como se fosse presente. Não importa se esse passado tenha ocorrido há uma semana ou há 30 anos atrás. Estando regredido, o indivíduo se comportará da mesma forma como naquela idade. Sua voz, sua forma de pensar, falar e agir, assim, como sua postura corporal e outras características, poderão se modificar, tornando-se peculiares à idade em questão.

Hipnoterapia substitui a medicina convencional?

A hipnoterapia NÃO substitui a medicina convencional em nenhuma circunstância! Se tem algum problema de saúde, é imperativo que consulte o seu médico, informando o seu hipnoterapeuta sobre alguma medicação que lhe possa ter sido prescrita, assim como sobre alguma doença que possa ter sido diagnosticada.

As sessões de hipnoterapia são todas confidenciais?

Sim. Nenhuma informação será fornecida a quem quer que seja sem autorização prévia dada pelo cliente, exceto nos casos previstos na lei do país em questão.

Sessão de Relaxamento

É realizada com o cliente deitado, com um agradável fundo musical, utilizando-se técnicas de respiração, indução e imaginação. A pessoa entra em um estado de relaxamento físico e psíquico profundo, baixa o stresse e alivia a tensão muscular podendo eliminar inclusive pequenas dores ou incômodos.

Desça até o final desta página e clique no link para baixar um relaxamento energizador de 40 minutos.

Sessão de Relaxamento com Tela Mental

Quando a pessoa está em um estado profundo de relaxamento ela pode ter contato com seu inconsciente. Neste momento, orientado pelo terapeuta e utilizando técnicas de PNL e hipnose, a pessoa cria uma tela mental na qual pode promover mudanças em sua vida pessoal, profissional ou amorosa.

Perda de peso com hipnose e PNL

O tratamento de perda de peso é realizado utilizando-se técnicas de PNl e hipnose. Durante o transe a pessoa é sugestionada e condicionada a inconscientemente deixar hábitos prejudiciais como desejos, comer em excesso, junk food etc e passa a adotar hábitos saudáveis ao mesmo tempo em que aumenta o seu metabolismo e sente-se mais fortalecida. Pode ser utilizado em conjunto com outros tratamentos convencionais e tem a vantagem de não utilizar medicamentos e nem causar sofrimento, pois as mudanças ocorrem naturalmente a nível inconsciente.


Agora que você já sabe mais sobre hipnose e Hipnoterapia, veja alguns vídeos comigo hipnotizando aqui: Clique aqui para ver meus vídeos de hipnose



Hipnose

Receba os cuidados terapêuticos no conforto de sua casa! Consulte sobre o nosso atendimento a domicílio.


49 comentários:

  1. Professor,

    Nos resultados obtidos com PNL e Hipnose está incluso o tratamento de "comportamentos Indesejados" e "dificuldades para esquecer alguém". Serviria também para tratar uma atração muito forte mas indesejada por alguém?

    ResponderExcluir
  2. Sim, neste caso faz-se uma nova programação dando um significado diferente ou eliminando o seu sentimento pela pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Simples, assim?!
    E, em média, quanto tempo seria preciso?

    ResponderExcluir
  4. Cada caso é um caso. Nenhum terapeuta sério pode prometer número de sessões. As experiências que tive foram rápidas.
    Sugiro que você entre em contato comigo pelo e-mail ou facebook para tirar outras dúvidas!
    prof.sergioenrique@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Prof participei de sua palestra na universidade São Judas e fiquei com uma dúvida, você aplicou a Tela Mental e eu permaneci o tempo todo de olhos fechados, me recordo que havia momentos que você pedia para eu preencher a tela, colocar cores, etc, eu travei e não visualizava aquilo que você me pedia, bom por fim no instante que você pede para retornarmos da experiência e conta 3, 2, 1 eu senti uma pressão em minha cabeça, e vi tudo preto, percebi também que voltei um pouco lesada, não bati palma instantaneamente, isso tudo é normal, por gentileza me explicar. Grata.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas podem responder de maneiras diferentes aos estímulos da Tela Mental.
    Por algum motivo, você não conseguiu visualisar as imagens mas acabou relaxando bastante... Tanto que demorou um pouco mais para voltar.
    Isso tudo pode acontecer e é normal!
    Qualquer dúvida pode me escrever pelo e-mail: prof.sergioenrique@bol.com.br Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Prof. boa tarde! vc disse que em caso de paixonite era possivel esquecer atraves da hipnose, a minha duvida e a seguinte....se for uma o caso de uma pessoa que vc ame de verdade (se trata de um caso de amor nao correspondido), seria possivel atraves da hipnose esquece-la totalmente ou pelo menos construir um sentimento apenas de amizade?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!
    Não é que hipnose faz esquecer.. Com ela podemos modificar a intensidade e tipo de sentimento.
    Já obtive ótimos resultados para estes casos. Se quiser, converse comigo pelo e-mail prof.sergioenrique@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Prof., boa noite!
    A hipnose pode me fazer lembrar até mesmo anotações importantes? (anotações essas nas quais não me lembro de tudo o que anotei, só algumas coisas, mas que eu sei que ainda tem coisa para lembrar. Não tenho mais o papel com essas anotações, meu pai acabou jogando-o fora, sem maldade).

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!
    Neste caso seria quase como uma regressão... pode dar certo sim... mas não é garantido.

    ResponderExcluir
  11. Como assim? Por que não é garantido?

    ResponderExcluir
  12. Caro colega, não é ético por parte de nenhum terapeuta, prometer resultados...
    A mente não é como um aparelho que podemos abrir, ver o defeito e trocar a peça. Tudo vai depender de vários fatores ligados ao terapeuta, a você e à sua mente inconsciente...

    ResponderExcluir
  13. Olá! Boa noite!
    É verdade que há lembranças que o nosso cérebro descarta? Ou tudo é guardado em algum lugar do inconsciente? Grata

    ResponderExcluir
  14. Olá. Para otimizar o seu funcionamento o cérebro procura não registrar o que não é necessário. Por exemplo, ao dirigir um carro ou quando vamos trabalhar e passamos todos os dias pelo mesmo mesmo caminho, nem percebemos nossos movimentos... ficamos no automático.
    Com relação às lembranças, estão relacionadas com a memória... Temos vários tipos de memória: curto prazo, médio, longo... Entretanto, todas as nossas experiências desde o útero de nossa mãe estão registradas no inconsciente.
    Vamos falar sobre isso no curso de Introdução à PNL: http://sergioenriquefaria.blogspot.com.br/p/agenda-de-cursos.html

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Prof. Sérgio!
    Tenho alguns problemas como esquecimento, ansiedade, apetite exagerado...enfim coisas que me incomodam. E já tentei um lance assim com uma pessoa conceituada e de nada me livrei, mas gostaria de tentar com outra pessoa. As consultas são caras? É por sessão que se cobra? É acessível?
    Grata

    ResponderExcluir
  16. Olá! São problemas bastante comuns nos consultórios! As terapias são cobradas por sessão. Não são caras, mas isso vai depender muito do que é caro para você...rsrs Pense quanto vale sua saúde e seu bem estar! Por gentileza, envie um e-mail para prof.sergioenrique@bol.com.br para eu conversarmos melhor e tirarmos as suas dúvidas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde professor.
    Li uma matéria na Super Interessante e nos comentários havia o seu link, achei bem esclarecedor o seu blog.
    Não com técnica apurada, mas eu já usei algumas vezes recursos da hipnose p vencer obstáculos e contornar situações.
    Minha dúvida é; Isso seria antiético?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, como vai?
      Não seria não! A hipnose existe justamente para ajudar as pessoas a vencer obstáculos mais facilmente. Desde que você não use a ferramenta para enganar, ou fazer o mal para alguém, não vejo mal!
      Abraço!

      Excluir
    2. Ola professor.
      Minha infancia foi marcada por muitos momentos ruins, agora na adolescencia fico voltando a memoria nesses momentos e com isso estou tomando raiva de algumas pessoas, acabo sendo arrogante e vou afastando-as de mim cada vez mais, além disso fico a maior parte do tempo pensando em tudo que deu de errada na minha vida e isso me desmotiva a continuar a existir. Gostaria de saber se é possivel com a hipnose esquecer todas as memorias que são ruins?

      Excluir
    3. Oi Alana!
      A Hipnose não pode fazer você esquecer suas lembranças ruins e isso nem seria recomendado, haja vista que todas as suas experiências são importantes e ensinam coisas para você. Se você se esquecesse de todas as suas experiências ruins provavelmente voltaria a cometer muitos erros do passado.
      Entretanto, com a hipnose é possível modificar o tipo de sentimento que você tem ao lembrar das cenas, eliminando assim estas suas sensações ruins e desmotivação.
      Procure um terapeuta de Hipnose e PNL e cuide-se, você merece ser feliz, certo?

      Excluir
  18. Prof Sérgio estou querendo fazer curso de hipnose, alguns que vi vamos assim dizer tem um preço elevado para meu padrão, como a Eriksoriana que custa 7.500,00, estou querendo fazer na clinica de Hipnose de Curitiba, o Sr conhece e se conhece poderia me dizer se é boa? O Srº tem curso? tem como me enviar o preço do seu curso e em que estado vc dá o curso? Se vc não for do Rj vc saberia me informar se existe algum curso no Rj que seja aconselhável? marcos.quintanilha@hotmail.com, vc pode mandar a informação de seu curso para esse email! Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Olá Marcos, como vai?
    Eu só conseguiria te dar uma opinião sobre um curso se eu tivesse feito ele, senão estaria apenas "achando".
    Sim, eu ministro cursos de Hipnose e PNL em São Paulo e os valores são bastante justos, tanto que é normal virem pessoas de outros estados fazerem cursos comigo. Vou mandar para o seu e-mails as informações completas sobre os cursos, ok!
    Obrigado pelo contato!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!Nunca fui ciumenta.Porem entrei na maior armadilha que a minha mente pode me colocar.Imagino ,invento e relembro o passado do meu marido o tempo tempo.Isso tem feito de mim uma pessoa insuportável .Hostaria de saber se e possível fazer algum hipnose nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M&M Entretenimento. Esta armadilha é mais comum do que você imagina. E o pior é que se você não buscar ajuda isso pode chagar ao ponto de desestabilizar você e o seu relacionamento. Sim, com técnicas de hipnose e PNL podemos trabalhar esta questão. Faça contato comigo pelo e-mail se desejar marcar uma sessão.
      E-mail: prof.sergioenrique@bol.com.br

      Excluir
  21. a hipnose trata desfunções sexuais, ex: disfunção eretil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. As dificuldades de ereção podem ocorrer devido a diferentes causas:
      Disfunção erétil (sendo este o problema mais comum que provoca problemas de ereção)
      Diabetes
      Hipertensão arterial
      Doenças cardíacas
      Distúrbios da tireoide
      Baixo fluxo sanguíneo
      Depressão
      Distúrbios neurológicos, como esclerose múltipla ou doença de Parkinson
      Medicamentos como anti-hipertensivos, remédios para o coração, alguns medicamentos para úlceras pépticas, comprimidos para dormir e antidepressivos
      Dano nervoso por cirurgia na próstata
      Uso de nicotina, álcool ou cocaína
      Pouca comunicação com o parceiro ou parceira
      Sentimentos de dúvida e fracasso
      Lesão da medula espinhal
      Estresse, medo, ansiedade ou raiva
      Expectativas sexuais não realistas, que transformam o sexo em obrigação em vez de prazer.
      Baixos niveis de testosterona
      Outros
      A primeira coisa a fazer é descobrir a causa. Seria ideal visitar um urologista que vai, por meio de exames, te dizer se o seu problema é físico ou psicológico/emocional.
      Se for de algo relacionado ao psicológico/emocional a hipnose pode ser uma grande aliada e te ajudar bastante.

      Excluir
  22. Ola professor deixei de amar meu marido ,nao o amo como antes ,mas nao queria que isso me acontecesse ,sera que me pode ajudar a voltar amalo?

    ResponderExcluir
  23. Olá Sônia. Conceitos sobre amor e paixão podem ser bastante complexos. Amor não se programa hipnoticamente. Acredito que a melhor coisa a fazer é conversa com o terapeuta para primeiro compreender qual o seu sentimento com relação ao seu marido e o que mudou. A partir daí pode-se trabalhar com fatores emocionais, crenças ou sentimentos que estão fazendo ou fizeram seu sentimento mudar.

    ResponderExcluir
  24. Olá professor. Eu me interesso muito por hipnose e acho bem legal. Gostaria de saber se tem como a hipnose me fazer esquecer pessoas e "curar" minha depressao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Eduarda. Boa parte dos casos que atendi ano passado foram relativos a sofrimentos por final de relacionamentos. Algumas pessoas sofrem demais a ponto de prejudicar sua vida profissional e pessoal. Neste caso é importante procurar ajuda.
      Não fazemos a pessoa esquecer a outra, pois todas as nossas memórias e experiências são importante. Não não as mantivéssemos as pessoas cometeriam os mesmos erros inúmeras vezes.
      O trabalho com hipnose é feito para que a pessoa possa se lembrar ou pensar no ex sem aquela carga emocional de sofrimento e assim se libertar.
      Com relação à depressão, a hipnose e a PNL têm se mostrado uma ótima ferramenta para tratamento. A depressão é um quadro muito sério. Quanto mais se demora para procurar ajuda, pior tende a ficar.

      Excluir
  25. o que dizer sobre o luto? consegue ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel
      Sim, existem técnicas para trabalhar o luto. Neste caso é feito um trabalho no sentido de fazer a pessoa se lembrar do ente que faleceu e deixar de sentir a dor da perda e passar a sentir um algo bom.

      Excluir
  26. Reparei que os pastores evangelicos
    Faz cai cai na unção e o padre Antonell
    Faz repouso no espirito,
    Eles sempre coloca a måo na testa da pessoa ou assopra no rosto,o padre não assopra mas atras dele tem um ventilador,sem contar os que empurra a pessoa ou pessoas que se joga no meio rindo,
    Isso seria algum tipo de hipnose?

    2 videos no youtube
    O fedo no colete do pastor Feliciano

    Unçåo do palito de fogo pastor Ailt
    O povo faz fila todos cheira o palito e cai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio
      Há vários vídeos no youtube que mostram pastores utilizando técnicas de hipnose. Lamentavelmente alguns utilizam hipnose descaradamente para enganar os pobres fieis e conseguir dinheiro.

      Excluir
  27. Olá! Você atende em Brasília ou tem alguma indicação? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem?
      O atendimento para pessoas de fora de São Paulo ou do Brasil é realizado pelo Skype.
      Para saber mais, envie um e-mail para: prof.sergioenrique@bol.com.br
      Obrigado!

      Excluir
  28. Boa noite professor Sérgio. Gostaria de ajuda da hipnose para eliminar uma obsessão por meu namorado, já que ele me faz muito mal. Ele é uma pessoa extremamente nociva para mim e mesmo assim não consigo me afastar dele. Se eu conseguisse deixa-lo eu teria uma vida muito melhor. Mas não consigo porque existe algum sentimento por ele que me perturba. Moro em Salvador, mas se for necessário viajo até São Paulo ou faríamos as sessões on line. Se puder me mandar um e-mail com preços e com uma resposta sobre esse caso eu agradeço. se.andrade77@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde,me responda depois de uma situação traumática, fico nervosa, sem ar e duvidando de mim mesma. Duvido se amo meus filhos, se vou melhorar,e não paro de pensar em coisas ruins,e não consigo esquecer a situação que causou trauma. Por favor, a hipnose vai me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Olá Nanda, como vai?
    Existem técnicas dentro da Hipnose que são específicas e muito eficientes para tratar traumas. Certamente a situação traumática vai deixar de incomodá-la.
    Se desejar realizar um tratamento me envie um e-mail
    estudiodamente@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde! Tem como "esquecer lembranças" se criar uma caixa no subcosciente com a sugestão de guardá-las podendo impedir que sejam acessadas? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samila, como vai?
      Não, isso não é possível e também não seria indicado.
      Se você simplesmente esquecesse seus erros e suas lembranças ruins, provavelmente voltaria a cometer os mesmos erros. Nossas lembranças, por pior que sejam são importantes para nós.
      O que fazemos na terapia é modificar o significado que você dá àquela lembrança, de modo que você possa se recordar dela, aprender e não sofrer com isso.
      Visite também o meu novo site. Ele tem muito mais informações e vídeos interessantes:
      http://www.estudiodamente.com.br/

      Excluir
  32. Estou com sentimentos de culpa pela morte do meu sobrinho tem como me livrar disso através da hipnose?

    ResponderExcluir
  33. Oi Lucas, tudo bem?
    Existem técnicas e ferramentas dentro da Hipnose e da PNL que trabalham a culpa, depressão, remorso etc. Recomendo que você busque tratar isso antes que se torne uma depressão profunda ou algo pior.
    Para saber mais por enviar um e-mail para estudiodamente@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. com a hipinose é possivel esquecer um fato que aconteceu comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliseu, como vai?
      Não podemos "apagar" as memórias e também não seria indicado fazer isso.
      Se você simplesmente esquecesse seus erros e suas lembranças ruins, provavelmente voltaria a cometer os mesmos erros. Nossas lembranças, por pior que sejam são importantes para nós.
      O que fazemos na terapia é modificar o significado que você dá àquela lembrança, de modo que você possa se recordar dela, aprender e não sofrer com isso.
      Visite também o meu novo site. Ele tem muito mais informações e vídeos interessantes:
      http://www.estudiodamente.com.br/

      Excluir
  35. Olá ,é possível esquecer um traição através da hipnose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane, tudo bem?
      Não utilizamos técnicas para esquecer. Utilizamos ferramentas para que o fato passe a ter um outro significado que não te faça sofrer.
      Saiba mais sobre os tratamentos em meu novo site
      http://www.estudiodamente.com.br/conheca-mais-sobre-hipnose/

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário. Ele será analisado, aprovado e publicado.